Veja, clique e concerte

Veja, clique e concerte

Imagine um mundo em que cada morador sinta-se capaz de opinar e desempenhar um papel ativo em sua vizinhança. Ele já existe, mas ainda é virtual. O portal SeeClickFix é uma rede de registro de problemas não emergenciais em todo o mundo, que permite a qualquer pessoa relatar e controlar questões problemáticas, por exemplo, em seu próprio bairro. O programa habilita os cidadãos, grupos comunitários, organizações de mídia e os governos para cuidar e melhorar sua sociedade local.
Através da plataforma, é possível identificar os problemas nas regiões de interesse e torná-los públicos por meio de relatórios inseridos pela própria ferramenta do site ou pelo celular. O intuito do portal é chamar a atenção para os problemas locais de atuação e cobrar uma atuação mais eficientes das autoridades.
Assim, o projeto propõe aproximar os cidadão, engajando-os com as questões sociais e ambientais das suas cidades, estados, países e em todo o mundo.
Radar social
No Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta semana o portal Mapas Ipea [ http://www.ipea.gov.br/ ], que permite a qualquer pessoa acessar e obter informações consolidadas sobre todos os municípios brasileiros. Entre os dados disponíveis, pode-se consultar a população, a área, o Produto Interno Bruto (PIB), rodovias, estatísticas de educação e quantidade de servidores públicos nos municípios. Os mapas permitem, ainda, saber quais municípios têm acesso mais rápido a aeroportos e quais têm mais famílias em situação de pobreza. Qualquer pessoa poderá montar seu próprio mapa, sobrepondo as camadas de dados que lhe interessam, permitindo novos cruzamentos de dados.
Além de informações estatísticos referentes aos municípios brasileiros, o governo pretende acrescentar dados sobre programas em funcionamento no País, como o número de famílias atendidas atualmente pelo Bolsa Família, ou onde estão sediadas e quais os prazos para a finalização das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações disponíveis no site atualmente têm como origem dados do IBGE, dos ministérios e do próprio Ipea, e as prioridades de atualização serão definidas de acordo com a demanda dos próprios usuários do sistema.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?