RECONHECIMENTO – Instituto Meio vence Prêmio Planeta Casa 2011 na categoria Ação Social

RECONHECIMENTO – Instituto Meio vence Prêmio Planeta Casa 2011 na categoria Ação Social

O Instituto Meio, organização privada sem fins lucrativos, venceu o Prêmio Planeta Casa 2011 na categoria Ação Social com o projeto PETLimpa.

Criado em parceria com o grupo Camargo Correa, o projeto desenvolve vassouras sustentáveis.

O objetivo de fortalecer a estrutura e resultados da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Noroeste de Minas (Coopercicla) .

A Coopercicla é uma cooperativa que recebe todo o material recolhido por meio da coleta seletiva da cidade de Paracatu, trabalho desenvolvido pela prefeitura da cidade. Em parceria com seus 23 cooperados, faz a separação e a venda dos reciclados. O diferencial deste trabalho é o destino dado às garrafas PET, pois foi construída uma fábrica interna onde este material reciclável é transformado em vassouras ecológicas.

No início do projeto, a venda de reciclados era um ótimo negócio, mas a fábrica de vassouras possuía um faturamento baixo e os cooperados careciam de conhecimentos de ferramentas de gestão e principalmente de estratégia de vendas. Era necessário um aprofundamento no conhecimento das necessidades de seu nicho de mercado aliado ao desenvolvimento de uma linha de produtos com melhor qualidade e acabamento.

Propondo melhorias de infraestrutura, capacitações em gestão, produção e mercado, desenvolvimento de novos produtos e ações em comercialização, o Instituto Meio conseguiu os seguintes resultados: aumento da capacidade de produção para 4 mil vassouras por mês, reciclando 55 mil garrafas PET e ultrapassando a meta proposta em 333%; e aumento de 100% do faturamento inicial.

O beneficiamento das garrafas PET em vassoura feito pela Coopercicla significa não só uma inovação de processo interno como também uma mudança de pensamento e postura diante de seu trabalho pelos envolvidos na atividade: os catadores de recicláveis enxergam que podem ir além da coleta, pois podem reutilizar a garrafa PET na produção de um novo bem de consumo com valor agregado.

As formas de comunicação construídas, como o folder, o site e o TAG, alinhados a uma qualidade técnica superior ao habitual no segmento, possibilitam ao seu nicho de mercado o acesso ao conhecimento sobre o trabalho da cooperativa, seus produtos e como adquiri-los.

Atualmente a coleta seletiva na cidade de Paracatu recolhe cerca de 50 toneladas por mês de material, dos quais cerca de 2 toneladas são realmente material reciclado para reaproveitamento. Isso mostra que ainda existe a falta de conhecimento por parte da população que não separa corretamente o lixo. A divulgação da vassoura ecológica e do trabalho realizado pela Coopercicla contribui para a conscientização da reciclagem do PET, mas não a de todos os materiais recebidos pela cooperativa.

A conscientização da população é vista ao mesmo tempo como um desafio ambiental e uma oportunidade pela cooperativa, pelo poder público e pela própria sociedade, pois há um enorme potencial de gerar renda e transformação, e ainda contribuir diretamente para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. O Instituto Meio negocia com o parceiro Camargo Correa, um adendo para um trabalho local de conscientização.

O reconhecimento da seriedade e competência do trabalho desenvolvido pela comunidade veio com o Prêmio Planeta Casa 2011. A ação social recebeu o título junto a quatro outras ONGs que propõem o mesmo comprometimento. São elas: Programa Bombando Cidadania; Recicle-se, recicle tudo!; Ryo e Mar – Coleção 2011 e Oficina Nômade Ribeirão Preto e Região.

Sobre o Instituto Meio

O Instituto Meio foi criado em 2005 pelo designer Lars Diederichsen, ao lado do administrador Eduardo Parente, com a perspectiva de unir conhecimentos das duas áreas, agregando valor aos produtos por meio do design e transportando conhecimentos em gestão para grupos produtivos. Juntos, os empreendedores criaram o Instituto Meio, aplicando os planos de negócios de Eduardo e a criação de produtos de design de Lars com o foco na geração de renda em comunidades do país.

O valor agregado aos produtos com o design mudou a forma de perceber os produtos genuinamente brasileiros, tanto pelos consumidores e lojistas como pelas próprias comunidades, que passaram a valorizar suas atividades. O Instituto Meio trabalha diretamente com as comunidades, ajudando-as a desenvolver seu potencial para geração de renda sem limitar a nenhuma área de atuação.

Mais informações:

Tel: (11) 3813-6286 | http://www.institutomeio.org/

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?