Vale e Governo do RJ assinam protocolo de intenções para adoção do Parque Estadual da Ilha Grande

Vale e Governo do RJ assinam protocolo de intenções para adoção do Parque Estadual da Ilha Grande

A Vale e o Governo do Estado do Rio de Janeiro assinaram no início de novembro, protocolo de intenções para a adoção do Parque Estadual da Ilha Grande, na região da Costa Verde (RJ). O protocolo prevê obrigações conjuntas para a preservação e conservação da Ilha, reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco e escolhida recentemente, por eleição popular, como uma das maravilhas naturais do Estado do Rio.
A assinatura do protocolo de intenções para a adoção do Parque Estadual da Ilha Grande estabelece uma nova e decisiva etapa no processo de preservação e conservação das riquezas ambientais da região, que, na realidade, começou a ser elaborada há dois anos, com a construção participativa do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande (PDS), entregue à comunidade em forma de livro. O plano é o resultado do esforço conjunto de 500 pessoas, entre moradores e representantes de ONGs, poder público e iniciativa privada, que buscam alternativas sustentáveis para o futuro da região.
Sob a articulação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande (Consig), entidade empresarial presidida pelo diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, em parceria com a empresa de consultoria ambiental Agência 21, foram realizadas 32 oficinas durante todo o processo de construção do plano, que resultaram em 264 propostas ou iniciativas. Depois de estruturadas e consolidadas, elas deram origem a um plano de ação com 58 projetos, dois quais 23 foram selecionados em uma agenda de alto impacto.
O PDS servirá também para direcionar as ações dos governos municipal e estadual, que já assumiram compromissos com projetos previstos no plano, como saneamento básico, melhoria da infra-estrutura para o turismo e serviços públicos

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?