Uso de biomassa evita emissão de 17 mil toneladas de CO2 na produção de níquel da Anglo American

Uso de biomassa evita emissão de 17 mil toneladas de CO2 na produção de níquel da Anglo American

A mineradora Anglo American conseguiu deixar de emitir o equivalente a 17 mil toneladas de CO2 em uma de suas plantas de níquel, localizada em Niquelândia (GO), durante o ano de 2013. Implantado há uma década, o uso de cavacos de madeira como parte da queima de óleo combustível gerou também uma economia de R$ 7,7 milhões no ano passado. Os cavacos são feitos de eucalipto proveniente de áreas de reflorestamento integradas ao sistema da companhia, certificado pela ISO 14001.

No forno, esses pedaços de madeira, com cerca de 6 cm de espessura, são queimados e substituem 20% do volume de óleo utilizado no processo de calcinação. Além disso, proporcionam o aumento de 30% no nível de pré-redução do minério – item relevante na produtividade – e também diminuição no consumo de 2,5% de energia elétrica nos fornos de redução.

A operação conta com uma das matrizes energéticas mais verdes do mundo para produção de ferroníquel: 65% da energia vem de fontes renováveis e alternativas. Atualmente, esta é a única planta industrial de ferroníquel do mundo a utilizar esta opção de redutor a partir de biomassa nesta escala.

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados – para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Mais informações:
[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?