Transformação Sustentável

Transformação Sustentável

Representantes da indústria, governo e entidades sensíveis ao tema do meio ambiente reuniram-se na terça-feira, 5, em São Paulo, em evento promovido pela Unilever e Ministério do Meio Ambiente para discutir os planos de sustentabilidade para o Brasil.
A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o presidente da Unilever Brasil Kees Kruythoff, o vice-presidente da Unilever João Campos e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, conduziram o encontro, que, além de buscar diálogo entre governo, empresas e instituições sobre consumo consciente, contou com a apresentação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente e de cases de ações do governo, da Unilever e de parceiros neste contexto.
“Para a transformação no País acontecer de fato precisamos entender que é necessário uma aproximação da gestão corporativa com a gestão pública. Juntas, podemos fomentar uma nova cultura de governança ambiental no Brasil”, comentou a ministra Izabella Teixeira.
A Unilever apresentou o case do programa Por um Planeta Mais Limpo, que engloba todas as marcas do segmento de lavanderia da empresa – OMO, Comfort, Fofo, Surf, Brilhante. Lançado inicialmente na Europa como Cleaner Planet Plan, o Por um Planeta mais Limpo é um programa amplo, focado inicialmente em produtos da categoria de cuidados com as roupas (da qual fazem parte o detergente Omo e os amaciantes Comfort e Fofo, por exemplo), que busca soluções integradas ao negócio para diminuir a pegada ecológica de sua produção, uso e descarte.
O programa está atrelado à política global de sustentabilidade da Unilever e nasce como uma proposta que contempla todas as etapas do processo produtivo da categoria escolhida como base. Assim, o planejamento tem três eixos centrais: mudanças no processo produtivo (cadeia produtiva), inovação em produtos e ações para motivar mudança de hábitos do consumidor.
Por um futuro melhor
Desde novembro de 2009, a sustentabilidade foi incorporada de forma explícita ao core business da Unilever. A nova visão – Criando um futuro melhor todos os dias – traz uma relação direta entre o desenvolvimento do negócio e a sustentabilidade. Globalmente, a companhia tem como meta dobrar seu tamanho até 2020, provocando a metade de impacto ambiental.
No Brasil, a visão global inspirou o desenvolvimento do plano estratégico Unilever Brasil 2012 (UB2012), que tem como pilares promover a transformação sustentável na sociedade, além do desenvolvimento econômico e operacional da empresa no Brasil.
“Para nós, é fundamental fazer parte desse movimento de diálogo que tem como objetivo maior ajudar a construir um novo modelo de desenvolvimento, centrado no conceito de sustentabilidade. Queremos ajudar o Brasil a crescer e ao mesmo tempo, trazer benefícios para o planeta.  Através da Unilever e do Programa Por um Planeta Mais Limpo liderado por OMO, iremos dialogar com os consumidores para mostrar como pequenas ações podem fazer uma grande diferença para construir um futuro melhor, pois cada gesto conta. Trata-se de um encontro com relevância para toda a sociedade e para Unilever. Tenho a certeza de que a participação de cada um de nós será essencial não apenas para um debate pontual. Mas, para o desenvolvimento do Plano e para que os objetivos maiores discutidos aqui hoje, de construir novos modelos de produção e consumo, sejam alcançados”, explicou Kees Kruythoff, presidente da Unilever.
Mais informações:
Henrique Cavinatti
h[email protected]
(11) 3323 1572

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?