A The Nature Conservancy acaba de ser prestigiada pela Revista IstoÉ Dinheiro Rural como a organização ambiental mais bem conceituada do Brasil em pesquisa realizada com as grandes empresas do setor agropecuário.
O resultado se deve, segundo os empresários entrevistados pela revista, pelo esforço da TNC na interlocução com públicos de diferentes esferas, como produtores rurais, sindicalistas, ambientalistas, governo e setor privado, e a atuação em projetos de conservação ambiental de grande porte. O trabalho em sintonia com os parceiros do agronegócio para a adequação ambiental das propriedades rurais de acordo com Código Florestal, por meio da expansão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo, tem resultado em grandes avanços para o meio ambiente e contribuído para o desenvolvimento econômico e social de diversos municípios em todo o Brasil.
“Procuramos reunir todas as partes envolvidas em uma mesma mesa para discutir os projetos com foco nas convergências e não nas divergências”, disse João Campari, representante nacional interino da TNC.
Articuladas pela TNC, essas parcerias foram decisivas para a saída de municípios conhecidos tradicionalmente pelos altos índices de desmatamento e degradação da lista dos que mais desmatam a Amazônia, divulgada anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Com o avanço, Paragominas, Santana do Araguaia, Ulianópolis e Dom Eliseu, no Pará, e Alta Floresta, Querência, Brasnorte e Feliz Natal, em Mato Grosso, conseguiram suspender as restrições de crédito impostas pela antiga condição de grandes desmatadores, e agora têm a chance de aquecer suas economias e fortalecer seus produtores.
“A TNC e seus parceiros vêm desenvolvendo modelos que comprovam que é possível conciliar o desenvolvimento agropecuário e a proteção da natureza e, tendo como meta a criação de valor compartilhado, a organização desenvolve e implementa projetos que minimizam o impacto da atividade agropecuária sobre o meio ambiente”, observou Campari. Além da implementação do CAR em escala, a TNC também é reconhecida pelos projetos de fortalecimento dos sistemas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), remunerando proprietários rurais que protegem suas matas ciliares, nascentes e áreas críticas para assegurar o suprimento de água para a população dos grandes centros urbanos.
Sobre a TNC
A TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. Saiba mais sobre a TNC em http://tnc.org.br.
Mais informações: