A IBM Brasil quer expandir no país o programa World Community Grid – comunidade online criada para ajudar no avanço de pesquisas nas áreas de saúde e meio ambiente. Por meio da comunidade, ONGs e empresas, além de pessoas físicas, podem destinar a capacidade ociosa dos seus computadores para acelerar o desenvolvimento de pesquisas. Com a ajuda do Grid, uma das fases da pesquisa de Comparação de Genoma, feita pela Fiocruz, que tinha previsão de duração de mais de 100 anos, foi realizada em 8 meses.
Para participar do projeto basta se cadastrar pelo link www.worldcommunitygrid.org. Já são mais de 500 mil pessoas inscritas e mais de 1,5 milhão de computadores envolvidos. Entre as doenças já pesquisadas estão Aids, Câncer e Dengue. A IBM contribui com hardware, software e serviços para a iniciativa, além de oferecer hospedagem gratuita, manutenção e suporte.
Os resultados do World Community Grid são atualizados diariamente, o que possibilita ao usuário acompanhar o quanto ele está contribuindo e para qual pesquisa. Além disso, os voluntários também podem limitar o quanto do processador do seu computador poderá ser utilizado para o projeto. Por exemplo, mesmo que o computador esteja 100% ocioso, apenas 50% desta capacidade pode ser destinada à pesquisa. Mais detalhes sobre o projeto no Brasil podem ser obtidos pelo email: [email protected].
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br.
Mais informações:
Amanda Doiman: [email protected] | (11) 3323-3753
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.