O médico Dario Birollini, especialista em trauma, a arquiteta e urbanista Maria Teresa Diniz e o jornalista Ricardo Ferraz, fundador do Movimento Boa Praça, confirmaram a participação no time de 16 palestrantes dos debates do TEDxFMUSP, que ocorrerá em 22 de novembro, quinta-feira, a partir de 10h, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo-SP).
Com o tema “Sanus urben, sanus civis”, o TEDxFMUSP integra o calendário de comemorações de 100 anos da instituição de ensino que já formou milhares de médicos do país. Os dois vão contribuir na discussão sobre a relação entre o ser humano e a metrópole, com os benefícios e danos que essa relação implica.
Dário Birollini foi fundador da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado do Traumatizado e, na década de 1990, assumiu a direção do Programa Nacional de Emergências e Trauma do Ministério da Saúde. Maria Teresa Diniz tem experiência na elaboração de diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social e atualmente coordena o Programação de Urbanização e Regularização de Paraisópolis.
Em apresentações curtas, diretas e contundentes, acompanhadas de recursos visuais dinâmicos, os palestrantes do TEDxFMUSP vão refletir sobre a influência das grandes urbes na qualidade de vida de seus cidadãos. Estarão em pauta também: convivência, diversidade, criatividade, inovação, economia e natureza. Dentre os nomes confirmados para os debates, estão: Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica, do Departamento de Patologia da FMUSP, e Ana Claudia Quintana Arantes, especialista em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford e médica assistente do Hospice do Hospital da Clínicas da FMUSP. Novos palestrantes serão divulgados ao longo das próximas semanas.
Para participar do TEDxFMUSP, o interessado tem de preencher o formulário de inscrição no site (www.tedxfmusp.com.br) de 17/09 a 28/10. Uma comissão julgadora, composta por organizadores e voluntários, fará a escolha e divulgará quem comporá a plateia. A lista ficará disponível online em 30/10. Nos dias seguintes, a organização também entrará em contato com os selecionados. Das 220 vagas, 110 estarão disponíveis ao público em geral e outras 110 serão destinadas a alunos, ex-alunos, professores e colaboradores da FMUSP. O TEDxFMUSP também recrutará voluntários para auxiliarem no evento de forma espontânea. Eles podem se inscrever de 17/09 a 5/10 pelo site.
O TEDxFMUSP selecionará, entre interessados, um expositor para se juntar ao time de palestrantes, o chamado Speaker X. Quem quiser concorrer deve se inscrever no site, de 8/10 até 28/10, e enviar, à organização, vídeos com apresentações prévias. Do total, cinco vídeos serão selecionados e levados à votação pública no Facebook, entre 31/10 e 6/11. O mais votado será anunciado em 7/11.
Sobre os palestrantes:
Por um lado, aliviar a dor e o sofrimento de doentes e familiares. Por outro, resgatar a biografia de pacientes. Esse é o exercício diário de Ana Claudia Quintana Arantes, médica formada pela FMUSP e especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, além de pós graduada em Intervenções em Luto.
Foi a responsável pela implantação das políticas assistenciais de Avaliação da Dor e de Cuidados Paliativos do Hospital Israelita Albert Einstein e é sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar. Atualmente trabalha em consultório e como médica assistente do Hospice do Hospital da Clinicas da FMUSP, na Unidade Jaçanã.
As esculturas de Elisa Bracher, obras de grande porte em madeira, metal e pedra, destacam-se nas paisagens de espaços públicos de São Paulo, Rio, Essex (Inglaterra) e Berlim, assim como se fazem presentes em importantes coleções públicas como MAM – SP, MAM – BA, CCSP, Museu Nacional de Belo Horizonte e Centro Cultural Dragão do Mar.
A artista plástica paulistana também é fundadora do Instituto Acaia, uma organização não governamental criada em 1997, que recebe crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, muitos deles moradores das comunidades no entorno da Vila Leopoldina e CEAGESP (São Paulo), onde são oferecidas inúmeras atividades sócio-educativas.
Dario Birolini formou-se pela Faculdade de Medicina da USP em 1961, defendeu Tese de Doutorado em 1969, fez concurso para Livre Docente em 1976 e para Professor Adjunto em 1978. Em 1987 prestou concurso para Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do Trauma. Foi fundador da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado do Traumatizado – SBAIT e seu Presidente de 1982 a 1990. Na década de 80 introduziu no Brasil o curso de Suporte Avançado de Vida em Trauma – ATLS e foi consultor para assuntos voltados para o atendimento a emergências do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em 1990 assumiu a Direção do Programa Nacional de Emergências e Trauma do Ministério da Saúde. É autor ou coautor de mais de 300 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, escreveu mais de 150 capítulos de livros e é autor ou coautor de 23 livros. Suas publicações são, em sua maioria, voltadas para as áreas de trauma, emergências cirúrgicas, cuidados pré e pós-operatórios e metabolismo em cirurgia.
Quis o destino (além de muito trabalho duro) que a mineira Maria Teresa Diniz, coordenadora do GT Projetos na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, liderasse uma equipe de especialistas que desenvolvem as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe é responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP. Coordena também o Programa de Urbanização e Regularização de Paraisópolis. Com experiência em gestão das águas e compilação de legislação ambiental, integrou a coordenação do curso de pós-graduação Habitação e Cidade, na Escola da Cidade. Arquiteta e urbanista formada pela FAMIH em Belo Horizonte, é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne.
Paulo Saldiva é um cientista militante que pesquisa os impactos da poluição urbana na saúde dos cidadãos há mais de 20 anos. É chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq. Desloca-se para o trabalho de bicicleta atravessando as principais veias da cidade de SãoPaulo, pois acredita que assim economiza tempo e ganha saúde.
Os dados levantados em suas pesquisas revelam que o paulistano respira 4 vezes o nível de poluição aceito pela Organização Mundial da Saúde. Os estudos do Laboratório de Poluição mostram que a exposição crônica à poluição de São Paulo causa alterações não somente no trato respiratório e cardio-vascular, mas causa impacto na fertilidade, no desenvolvimento fetal, e no desenvolvimento de neoplasias.
Ricardo Ferraz é um dos fundadores do Movimento Boa Praça, uma iniciativa de moradores de São Paulo que trabalha para ocupar e recuperar espaços públicos na cidade.
Jornalista, vencedor do Prêmio Mídia da Paz, concedido pela revista Imprensa e UNESCO, em 2002, passou pelas principais televisões brasileiras. Atualmente, trabalha como repórter da TV Cultura de São Paulo.
Serviço:
Realização: Faculdade deMedicina da Universidade de São Paulo, Movimento Boa Praça
Apoio: CNPq, FAPESP, Inaira, INCT, Blackbean, MonkeyBusiness, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.
Produção: Gesto Comunicação e Comportamento
Patrocínio: Sanofi
Sobre o TED, o TEDx e o TEDxFMUSP
O TED é uma organização sem fins lucrativos que se dedica às ideias que merecem ser espalhadas. Nasceu como uma conferência de quatro dias na Califórnia, 26 anos atrás. Mas o TED cresceu para dar suporte a essas ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. No TED, os maiores pensadores mundiais são convidados a fazer, em 18 minutos, a palestra de suas vidas. Elas estão disponibilizadas,gratuitamente, no site TED.com. Os palestrantes do TED incluem nomes como Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot,Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown. Dois grandes eventos TED acontecem por ano: a Conferência TED ocorre na primavera, em Long Beach, Califórnia (junto com uma conferência paralela, TED Active, em Palm Springs); e a TED Global, realizada no verão em Edimburgo, Escócia.
No espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou um programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, onde o x= evento TED organizado de forma independente, que reúne pessoas para compartilharem uma experiência ao estilo TED. OTEDxFMUSP é um destes eventos, organizado de forma independente, e que acontecesob licença do TED. Para informações sobre as próximas conferências TED,visite: TED.com/registration. Siga o TED no Twitter em: twitter.com/TEDTalks, ou no Facebook em: facebook.com/TED.
Sobre a FMUSP
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) comemora seu centenário em 19 de dezembro de 2012. A instituição completa 100 anos com amplas dimensões, na liderança de um complexo hospitalar em que atuam 18 mil funcionários, equipado com 2.291 leitos e que realiza, anualmente, cerca de um1,66 milhão de atendimentos ambulatoriais, 514 mil atendimentos de emergência,82 mil internações, 50 mil cirurgias, 10 mil exames laboratoriais, 1,5 milhão de procedimentos de diagnóstico por imagem, 2.200 transplantes, 37 mil quimioterapias e 20 mil atendimentos no Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas. Além disso, distribui medicamentos a cerca de 1,32 milhão de usuários através de sua farmácia. Os pacientes vêm de todo o Brasil e muitos, de outros países da América do Sul. Ao longo de sua história foi pioneira na implantação de novas técnicas, que representaram avanços científicos na área médica e permitiram salvar milhares de vidas.
Fizeram parte de seu quadro docente personalidades como Arnaldo Vieira de Carvalho (seu fundador), Alfonso Bovero, Benedicto Montenegro, Alípio Corrêa Neto, Euryclides de Jesus Zerbini, Adib Jatene,Henrique Walter Pinotti, Jose Aristodemo Pinotti, Angelita Habr-Gama, SilvanoRaia e Carlos da Silva Lacaz. Entre os diversos alunos (graduação, residência epós) que se destacaram em outras instituições estão Miguel Nicolelis, Paulo Vanzolini, Drauzio Varella, Jairo Bouer e Alexandre Padilha.
CalendárioTEDxFMUSP
Inscrições no site: 17/09 a 28/10 (www.tedxfmusp.com.br)
Divulgação de participantes da plateia: 30/10
Recrutamento de voluntários: 17/09 a 5/10
Inscrição para Speaker X: 8/10 a 28/10
Votação pública do Speaker X: 31/10 e 6/11
Anúncio do Speaker X selecionado: 7/11
TEDxFMUSP: 22/11
Mais informações:
(11) 96291-1985 | [email protected]
www.tedxfmusp.com.br | www.facebook.com/TEDxFMUSP | @tedxfmus
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.