Tecnologias sociais

Tecnologias sociais

deias sobre tecnologias sociais que facilitam a vida do cidadão foi o assunto principal do 2° Fórum Nacional de Tecnologia Social, que terminou ontem (15) em Brasília. As tecnologias sociais são iniciativas simples e de baixo custo capazes de gerar trabalho, renda e inclusão social com sustentabilidade.
A secretária-executiva da Rede de Tecnologia Social, Larissa Barros, explica que a finalidade do encontro foi a de difundir tecnologias sociais que possam ser aplicadas em uma escala maior em outras regiões. “Queremos identificar as tecnologias sociais que respondam aos grandes desafios regionais, a partir dos potenciais regionais e das tecnologias sociais desenvolvida nas regiões.”
Um exemplo citado por Larissa é a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), que consiste em implantar uma horta em círculos, com um galinheiro no centro. As hortaliças servem para o consumo familiar e a comercialização.
Outra tecnologia social que ajuda na economia familiar é o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). O aquecedor reduz o consumo de energia elétrica com chuveiro, pois consegue aquecer até mil litros de água. Cerca de 13 mil casas no Brasil já usam essa tecnologia. A instalação pode ser feita em casa com a ajuda de manual disponível no site www.sociedadedosol.org.br.
(Agência Envolverde)

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?