Tecnologias sociais estão fora da mídia

Tecnologias sociais estão fora da mídia

Essa foi a principal conclusão da pesquisa “Mídia e Tecnologias Sociais”, que resultou no livro Desafios da sustentabilidade – tecnologia social no foco dos jornais brasileiros, o décimo volume da série Mídia e Mobilização Social. Com realização e publicação da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) em parceria com a Petrobras, Fundação banco do Brasil e Cortez Editora, o estudo analisou 715 reportagens, artigos, editoriais, colunas e entrevistas publicados durante 2004 em 58 veículos de todo o País.
O objetivo principal foi entender o papel da mídia na disseminação do conceito de tecnologia social, ainda recente. O resultado impressionou. Somente 0,5% do material colocou o assunto no centro do debate, sendo que o termo só apareceu em 1,5% dos textos. A pesquisa reflete não só uma cobertura superficial, mas a desinformação e desatualização dos meios de comunicação em relação a práticas de sustentabilidade.
De uma forma didática, o livro traz conceituações, dados e diversos artigos de especialistas e entrevistas com profissionais da mídia. Além disso, expõe experiências e reflexões sobre como as tecnologias sociais podem contribuir para a construção de um mundo sustentável. A Andi também publica outros almanaques e livros, sempre sob o foco social e jornalístico, tal como o pequeno Piores Formas de Trabalho Infantil, um guia para jornalistas com definições, legislação, instruções, banco de fontes e outras informações práticas relacionadas ao trabalho infantil. Mais informações pelo site www.andi.org.br.
Desafios da Sustentabilidade (no 10)
Vários autores
Cortez Editora
272 páginas     R$ 27,00
www.cortezeditora.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?