Sustentabilidade em série

Sustentabilidade em série

De 2008 a 2009, Ideia Sustentável publicou 10 fascículos sobre os mais variados temas da sustentabilidade na Revista Líderes.
Produzido a partir de entrevistas com lideranças no setor privado e público, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, essa série constitui-se em material valioso tanto para quem já atua ou tem interesse na área socioambiental, quanto para os recém-chegados.
Esse levantamentos apresentam os principais desafios relacionados ao desenvolvimento de modelos de gestão que proporcionem o equilíbrio das atividades econômicas e das relações humanas com os ecossistemas.
No primeiro fascículo da série – que você confere a seguir – apresenta-se um panorama da evolução do conceito de sustentabilidade nas empresas, desde quando era tratado no âmbito da temática ambiental, e se limitava a experiências localizadas em determinados pontos da cadeia de negócio, até os dias de hoje, quando ele passou a representar um novo modo de conduzir todo o negócio orientado a partir da lógica do tripple bottom line (resultados econômico-financeiros, ambientais e sociais).
Especialistas, representantes de empresas, governos e sociedade civil analisam os marcos mais importantes dessa evolução, destacando a contribuição de ações, eventos e iniciativas como as ISOs ambientais, a explosão da Responsabilidade Social Empresarial, documentos internacionais (relatório Bruntland), a criação de organizações-referência (BSR, SustainAbility, AccountAbility, Ethos, CEBDs), indicadores nacionais e internacionais (ISE e Down Jones Sustainability).
Ao fazer o relato dos fatos que produziram o avanço do tema, o fascículo pretende mostrar como  as empresas saíram de uma postura reativa para outra proativa, em relação a sustentabilidade, que deixou de ser assunto acessório para integrar a estratégia.
Clique aqui para ler o primeiro fascículo A evolução do conceito.

Confira os temas dos demais fascículos (disponíveis em breve no site):
(2) Os quatro grandes desafios genéricos: a formação de lideranças sustentáveis; a criação de uma cultura baseada na oportunidade e não no risco; a educação para a inovação e O desenvolvimento de produtos e serviços socioambientalmente responsáveis.
(3) Desafios da Energia e das Mudanças Climáticas
(4) O desafio da água
(5) O desafio da diversidade e biodiversidade
(6) O desafio da redução da pegada ecológica
(7) O desafio da governança e transparência
(8) O desafio de promover a justiça social e desenvolver comunidades
(9) O desafio de lidar com todos os públicos de interesse
(10) O desafio de comunicar a sustentabilidade

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?