ECOEFICIÊNCIA – Recursos sustentáveis do Yázigi Campina Grande inspiram estudantes

ECOEFICIÊNCIA – Recursos sustentáveis do Yázigi Campina Grande inspiram estudantes

Devido aos recursos sustentáveis do Yázigi Campina Grande, Carlos Galvão, professor doutor do curso de Engenharia Civil da UFCG, escolheu a escola como o local adequado para aula prática de sua disciplina. A visita, que aconteceu em outubro, teve como objetivo mostrar aos alunos in loco o bom aproveitamento dos recursos naturais através de projeto arquitetônico que considerou esta particularidade.

Inicialmente os alunos se reuniram com Célia Rabello, diretora e franqueada, que expôs de forma sucinta a forte preocupação da rede Yázigi com as questões ambientais ao longo dos anos, suas campanhas, seus prêmios e a necessidade de se cultivar estes valores dentro de nossa sociedade e consequentemente nas universidades, fonte formadora de jovens profissionais. Logo após a apresentação, foi comentada a preocupação com a ecoeficiência antes da criação do projeto da nova escola e também listadas as características ecoeficientes do prédio.

Então, seguiram para uma visita aos vários pontos já previamente explorados. Ao final, alunos e professor se encontravam satisfeitos por terem a oportunidade de conhecer e divulgar esta prática no meio de construção civil, que certamente fará a diferença em nosso planeta.

Sobre a escola ecoeficiente

O novo prédio da escola foi construído pensando nos princípios da ecoeficiência. Abaixo alguns exemplos do que a escola implantou:

Luz natural – sua cobertura parcial com policarbonato e suas generosas janelas permitem a entrada da luz solar, proporcionando um ambiente claro e agradável, além  de um menor consumo de energia.

Ventilação natural – o novo projeto favorece uma constante circulação de ar. Esta ventilação presente em toda a área útil dispensa o uso de ar condicionado.

Reservatório de água de chuva – a água pluvial coletada no telhado é acumulada em uma cisterna de onde sai para manutenção de jardins, limpeza externa, etc. Evita-se assim o desperdício de água tratada.

Coleta seletiva – a escola já realizava a coleta, mas agora os papéis são recolhidos e vendidos e o valor arrecadado é 100% revertido em livros que são doados a bibliotecas de instituições de apoio à crianças.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?