PepsiCo Brasil anuncia criação do Instituto PepsiCo

PepsiCo Brasil anuncia criação do Instituto PepsiCo

A PepsiCo, fabricante das marcas QUAKER®, ELMA CHIPS®, GATORADE®, entre outras, anuncia a criação no Brasil do Instituto PepsiCo, uma organização sem fins lucrativos, comprometida em apoiar e energizar as lideranças locais  para fortalecer e acelerar seus resultados e as transformações socioambientais que elas já executam em suas comunidades.

Nos próximos cinco anos, a companhia pretende investir aproximadamente R$ 15 milhões para financiar, articular e apoiar iniciativas que busquem transformações socioambientais por meio do acesso à água, alimentos e à educação.

“Para nós, da PepsiCo, respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos é um pilar de nossa visão de negócios chamada Performance com Propósito. Criamos o Instituto para consolidar nossas ações de responsabilidade social de forma estruturada e perene, por meio de parcerias de longo prazo que visem atender às necessidades básicas da população e transformar a sociedade por meio da educação” – comenta Newman Debs, Vice Presidente  Jurídico e de Assuntos Corporativos da PepsiCo.

Dentro desse conceito, o Instituto PepsiCo inicialmente apoiará três parceiros estratégicos: ASA Brasil (Articulação do Semiárido), Fundação IOCHPE  e o Instituto de Educação e Esporte.

Entendendo a Água como um direito humano básico, essencial para consumo e para o desenvolvimento da agricultura familiar, a PepsiCo torna-se a primeira empresa privada a investir na ASA (articulação do semiárido). Criada há mais de 20 anos, a entidade desenvolve ações de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias. Sua principal iniciativa é a captação e armazenamento de água para consumo e produção de alimentos por meio da construção de cisternas. O programa oferece uma infraestrutura descentralizada de abastecimento, que beneficia milhões de pessoas em toda a região do semiárido brasileiro.

Por meio do Instituto, a PepsiCo também irá expandir a parceria da empresa com o projeto de educação social Formare, idealizado pela Fundação Iochpe, que oferece educação profissional a jovens de baixa renda.

Em 2011, em um projeto piloto a PepsiCo formou 21 estudantes com mais de 1.200 horas de cursos ministrados pelos funcionários da companhia, que atuaram como educadores voluntários. Foram mais de 70 educadores das mais diferentes áreas da empresa. Para 2012, o programa se expande atendendo ao menos 60 jovens e ampliando seus escopo para 2 novas cidades onde a empresa opera.

Além destes dois parceiros, a  PepsiCo, seguindo seu compromisso de estimular uma vida saudável nas comunidades onde opera,  patrocina a Caravana do Esporte, iniciativa itinerante que leva esporte educacional para municípios com baixos índices de desenvolvimento humano.

O projeto é promovido pelo IEE – Instituto Esporte e Educação, da jogadora de vôlei Ana Moser, UNICEF, e ESPN Brasil e já atendeu cerca de 155 mil crianças. A novidade da parceria para 2012 é o lançamento de cartilhas educacionais sobre alimentação equilibrada que serão distribuídas durante as ações da caravana. Este material traz conteúdo pedagógico e é fonte de informações fundamentais tanto para as crianças quanto para as suas mães abordando de maneira divertida a importância dos alimentos e  suas características nutricionais, e como prepará-los e aproveitá-los da melhor forma.

“O Instituto PepsiCo está injetando o mais importante, além de recursos financeiros: as competências técnicas da empresa, os talentos pessoais dos nossos colaboradores, a articulação e adesão dos nossos parceiros de negócios, somando esforços para levar desenvolvimento social para as comunidades onde estamos presentes”, conclui Debs.

A criação do Instituto PepsiCo no Brasil faz parte da estratégia global da companhia de estender as atividades da PepsiCo Foundation, entidade sediada nos EUA e que em 2005 iniciou a  expansão de seus investimentos fora dos Estados Unidos

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas cada. Seus principais negócios – QUAKER® (Cereais), TROPICANA® (sucos), GATORADE® (bebidas esportivas), FRITO-LAY® (snacks), e PEPSI-COLA® (bebida com gás) – também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER® (cereais), TODDY® e TODDYNHO® (achocolatados), ELMA CHIPS®, LUCKY® e EQLIBRI™ (snacks), MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás).

No total, a companhia conta com 19 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 12 mil funcionários que já elegeram a empresa por 12 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE® E LIPTON® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conservação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:

Mais informações:

Milena Dib – 11 3526-4521 / [email protected]

Carolina Paiva – 11 3526-4572 / [email protected]

Daiana Camargo– 11 3526-4574 / [email protected]
Fabiana Sorbello – 11 3323-1655 / [email protected]
Gabriela Deraco – 11 3323-3766 / [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?