SOS Mata Atlântica realiza a sexta edição do Viva a Mata

SOS Mata Atlântica realiza a sexta edição do Viva a Mata

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza, entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18h, a sexta edição do Viva a Mata – Mostra de Iniciativas e Projetos em prol da Mata Atlântica, na Marquise e numa grande tenda na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Aberto ao público em geral, o evento conta com uma ampla programação para marcar o Ano Internacional da Biodiversidade e para comemorar o Dia da Mata Atlântica, além de outras questões vitais ao Bioma, como a importância da sua preservação para a sociedade urbana.
A programação conta com palestras, debates, exposições de projetos, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, mobilizações para ampliar a campanha “Exterminadores do Futuro”, entre outras manifestações, que farão parte das atividades que o Viva a Mata oferecerá gratuitamente aos seus visitantes. A iniciativa conta com o patrocínio do Banco Bradesco e apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Tam Linhas Aéreas e da Rádio Eldorado.
Entre os principais objetivos do evento estão a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), a promoção da troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação do Bioma e o fortalecimento do movimento ambientalista.
O evento conta com cenografia criada pelo designer Nido Campolongo, desenvolvida a partir de materiais como garrafas PET e madeiras reaproveitadas de caixas de feira para seu uso sustentável e redução do impacto ambiental. Para isso, a SOS Mata Atlântica fará uma coleta de garrafas PET que ajudará a compor a decoração do Viva a Mata.
Palco do Caminhão
Durante os três dias de evento, o palco do caminhão itinerante da SOS Mata Atlântica se transformará em uma arena. Os destaques ficam por conta das atividades físicas realizadas pela Academia Ecofit; observação de Aves pelo parque com o Avistar; apresentação do grupo de teatro de bonecos Bichos da Mata; rodas de conversa e Bate-Papo com a rádio Eldorado e celebridades convidadas. Além dos debates sobre o Código Florestal e campanha “Exterminadores do Futuro” e a mobilização ‘O Futuro é Nosso e o Voto Também’.
Cerca de 100 projetos de conservação da Mata Atlântica realizados pela própria Fundação e por ONGs que atuam em todo o Brasil apresentarão seus trabalhos, divididos em estandes temáticos como Água, Amigos da Mata, Centro de Experimentos Florestais, Conservação Regional, Costa Atlântica, Educação Ambiental, Empresas & Mata Atlântica, Fauna e Flora da Mata Atlântica, Lagamar, Produtos sustentáveis, Reciclagem, Reservas Particulares e Restauração Florestal. Entre as atividades programadas nos estandes estão a apresentação de projetos, oficinas de reciclagem e jogos interativos, além de cartazes, painéis ilustrativos, maquetes e demonstração de produtos para explicar os vários projetos desenvolvidos pelas instituições no esforço de proteger a Mata Atlântica.
Auditório Oca de Papelão
No Auditório Oca de Papelão acontecerão, todos os dias, palestras e debates sobre temas como “Desastres ambientais na Mata Atlântica”, “A Mata Atlântica e as mudanças do clima no Nordeste”, “Pagamento por Serviços Ambientais e Conservação de Bacias”, ”Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil”, “Biodiversidade marinha a serviço do turismo sustentável”  e ”Primatas da Mata Atlântica”, entre outros.
O evento contará com um encontro da Rede Nacional da Mata Atlântica e também a apresentação dos resultados do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, lançado em 2009, com o objetivo de restaurar 50 milhões de hectares do Bioma até 2050.
Novidades dessa edição
Para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade, o evento terá no sábado (22/05) o Dia da Biodiversidade. No Auditório Oca de Papelão acontecerão palestras sobre diversidade e conservação de peixes marinhos na costa brasileira, o impacto do lixo na biodiversidade marinha do Brasil, o lançamento do livro “Biodiversidade nas Reservas Particulares” e outras atividades.
Este ano o projeto Clickarvore, que consiste no clique gratuito de internautas para doar uma árvore por dia, passará por mudanças. Após o site ter ficado 10 anos no ar e ter completado seu primeiro ciclo como um projeto sólido, será relançado com um novo conceito e nova metodologia para o reflorestamento de áreas degradadas da Mata Atlântica.
O lançamento acontecerá no domingo (23/05), também no Auditório Oca. No mesmo dia, a SOS Mata Atlântica fará o lançamento do Guia do Plantando Cidadania, programa de educação ambiental e cidadania com voluntários que já atendeu mais de 10 mil alunos da rede municipal de São Paulo e comunidades com o objetivo de sensibilizá-los sobre as questões ambientais.
Projeto A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante
Lançado em maio do ano passado, durante o Viva a Mata 2009, o projeto visitou, até agora, 45 cidades situadas em oito estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para diversos lugares onde ocorre Mata Atlântica, o projeto conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apresentará, no evento, o fechamento deste primeiro ciclo anual.
“Vamos mostrar ao público o que aprendemos durante esses 12 meses de viagem em que monitoramos rios, realizamos palestras e oficinas com temas voltados para a realidade local, jogos educativos, exibições de vídeos, entre diversas outras atividades. Para o desenvolvimento dessas ações, contamos com o envolvimento dos patrocinadores e o apoio do poder público e de organizações da sociedade civil de todas as regiões por onde passamos”, explica Camila Plaça, coordenadora do projeto. As conversas com a equipe do projeto acontecerão no próprio caminhão, que ficará exposto no evento. Após o término do Viva a Mata, o projeto dará início ao seu segundo ciclo anual, que acontecerá na região nordeste do País.
Campanha Os Exterminadores do Futuro
Lançada no último dia 10 de março, a campanha Os Exterminadores do Futuro tem o objetivo de mostrar para toda a sociedade o perigo que o Código Florestal e toda a legislação ambiental brasileira correm. No Viva a Mata, a Campanha terá um destaque especial, e entre as atividades do evento, destacam-se as atividades de mobilização com voluntários, que buscam ampliar a campanha.
Programação Preliminar do Viva a Mata 2010
Palco do Caminhão(Projeto A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante)
Sexta-feira
9h – Abertura do Viva a Mata 2010
9h30 às 11h – Atividade física com Academia Ecofit
11h – Debate Código Florestal e campanha Exterminadores do Futuro
12h30 – Debate – Gestão de Resíduos em Eventos
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Bate-papo – Mata Atlântica Vai à Escola
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado
Sábado
9h – Observação de Aves com Avistar
10h – Monitoramento Participativo de Rios Brasileiros – Quem cuida das águas
11h30 – Roda de conversa sobre Abordagem Colaborativa com Rogério Arns
12h30 – Roda de conversa – “A Mata Atlântica é aqui” – SOSMA apresenta resultados e troca experiências com participantes do primeiro ciclo e do segundo ciclo (Nordeste)
14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata
15h – Teatro “Os três porquinhos construindo casinhas sustentáveis” – Grupo de Voluntários Tintas Coral
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado
Domingo
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
13h às 14h30 – Atividades físicas com Academia Ecofit
14h30 – Teatro O Menino Sapo – Programa Lagamar
15h30 – Teatro de bonecos Amigos da Mata – Voluntariado SOS Mata Atlântica
16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado
18h – Ciranda de encerramento
Auditório Oca de Papelão
Sexta
9h30 – Debate: Desastres ambientais e Mata Atlântica – os casos de Santa Catarina (2008) e Angra dos Reis  (2009)
11h – A Mata Atlântica e as mudanças do clima no Nordeste
13h – Debate – Planos Municipais de Mata Atlântica com a Anamma
14h – Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil
15h – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: resultados e desdobramentos
16h30 às 18h – Debate – Pagamento Por Serviços Ambientais e Conservação de Bacias
18h às 20h – Encontro da Rede Nacional da Mata Atlântica
Sábado – DIA DA BIODIVERSIDADE NO VIVA A MATA
9h – Palestra – Primatas da Mata Atlântica
10h – Estratégias de proteção da Biodiversidade – Os Mosaicos de UCs – Mosaico Carioca, Mosaico Central Fluminense, Mosaico Bocaina, Mosaico Mantiqueira
12h – Palestra e lançamento de publicação – Biodiversidade nas Reservas Particulares
13h – Palestra – Diversidade e Conservação de Peixes Marinhos na Costa Brasileira
14h – Palestra – Conhecendo a biodiversidade marinha do Atol das Rocas, RN
15h – Palestra – Diversidade e Conservação de Corais no Brasil
16h – Biodiversidade Marinha a Serviço do Turismo Sustentável: A experiência de Tamandaré – APA Costa dos Corais, Pernambuco
17h – Palestra : “Manguezal: Floresta das Marés”
Domingo
9h30 – Debate sobre Plataforma Ambiental
11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também
15h – Debate – Uma rede de gestores para proteger a Mata Atlântica do Nordeste
16h – Lançamento do Guia do Plantando Cidadania
17h – Novo Clickarvore – palestra e lançamento de livro sobre os 10 anos do programa
18h – Ciranda de encerramento
Serviço:
Lead Comunicação e Sustentabilidade
Adriana Kfouri – tel 11 3168-1412 r 26 / 11 8245-1725 – [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?