Siemens lança concurso de soluções sustentáveis

Siemens lança concurso de soluções sustentáveis

Incentivar estudantes de todo o mundo a refletir sobre os grandes desafios globais. Esse é o objetivo do Siemens Student Award, concurso promovido pela Siemens, que premia as melhores inovações para o desenvolvimento sustentável das cidades, por meio de uma plataforma de criação compartilhada na internet.

“O concurso é uma oportunidade para os estudantes apontarem os principais problemas das grandes cidades e proporem soluções, além de ser uma ferramenta para descobrir novos talentos. A criatividade do brasileiro é uma característica reconhecida em muitos países e para a Siemens, valorizar as boas ideias é uma forma de incentivar a inovação”, diz Ronald Dauscha, diretor de tecnologia e inovação da Siemens.

A competição é aberta a todos os universitários maiores de 18 anos, incluindo os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Para participar, é preciso acessar o site e encaminhar sugestões de respostas à pergunta “Que soluções para a Copa do Mundo no Brasil podem ser respostas sustentáveis para o planeta?” Os projetos podem ser inscritos em seis categorias diferentes: Assegurar uma oferta segura e constante de água potável; Fornecimento de energia com alta confiabilidade e qualidade; Como aumentar a acessibilidade da população aos serviços de diagnóstico em serviços públicos e privado; Estabelecer um sistema de gestão de resíduos eficiente e funcional; Propiciar Infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas e mercadorias de maneira inteligente e sustentável; e Imaginar locais seguros e inteligentes.

Serão selecionadas as 10 melhores ideias. Deste total, um júri formado por especialistas da Siemens escolherá sete projetos, enquanto três poderão ser votados pela comunidade da internet. Os dez finalistas vão apresentar o seu projeto a um júri no dia cerimônia de premiação, prevista para março de 2012, com entrega de prêmios no valor total de R$ 64 mil e tablets, onde os três primeiros colocados serão anunciados.

Os alunos podem enviar suas ideias individualmente ou em grupos de até três pessoas, até o final de novembro, e a expectativa é obter 2000 participações. Os interessados também encontram mais informações na Fan Page no Facebook: Siemens Student Award Brasil.

Esta já é a segunda iniciativa desenvolvida pela empresa por meio da ferramenta de inovação aberta. Em maio deste ano, a Siemens lançou o Smart Grid Innovation Contest, com ideias voltadas para Smart Grids (redes inteligentes), sendo a primeira fase individual e a segunda etapa direcionada a universidades.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em três setores: Industry, Energy e Healthcare. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infra-estrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.170 colaboradores, 13 fábricas e 6 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Serviço:

Siemens Student Award Brasil
Inscrições – Até 30/11 pelo site

Mais informações:

CDI Public Relations
Maíra Araújo –  11 3817-7964 / [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?