Seminário revela a perspectiva dos jovens sobre o Brasil

Seminário revela a perspectiva dos jovens sobre o Brasil

O que os jovens de 18 a 24 anos pensam sobre política, economia, educação e cultura? Conheça o novo significado que eles dão para estes temas no seminário Diálogos Sobre o Sonho Brasileiro, organizado pelo Itaú Cultural. No evento, que ocorre entre os dias 15 e 16, serão debatidos projetos e ideias de grande impacto no Brasil, a partir do ponto de vista desta geração. A ação tem como base a pesquisa “Sonho Brasileiro”, realizada pela Box1824, que investigou como os jovens ressignificam as diversas esferas da sociedade.

Durante o seminário, os profissionais da Box1824 – uma das principais empresas de mapeamento de mercado e tendências de comportamento de consumo da América Latina – participarão das quatro mesas de debate que abordarão o ponto de vista dos jovens sobre: a economia da felicidade, a educação informal, a nova cultura criativa e ainda o novo engajamento político. O mediador será Luiz Algarra e o evento contará com a participação de jovens transformadores – mapeados pela pesquisa – e convidados como Dagmar Garroux (Tia Dag), Gilberto Dimenstein, Luis Fernando Guggenberger, Affonso Romano Santanna, Pablo Capilé, Flávio Paiva, entre outros. Serão duas mesas por dia, sendo a primeira às 10h15 e a segunda às 14h30, no espaço Itaú Cultural (SP). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes.

Programação:

Mediação: Luiz Algarra
Dia 15

MESA 1 – 10h15 às 12h30
IMPÉRIO DAS CORES: Economia da felicidade
Com Affonso Romano Santanna, João Cavalcanti e Raísa Almeida Feitosa

MESA 2 – 14h30 às 16h30
SABEDORIA NATURAL: Educação informal
Com Luis Fernando Guggenberger, Dagmar Garroux (Tia Dag), Carla Mayumi e André Gravatá
Dia 16
MESA 1 – 10h15 às 12h30
FUSÕES CRIATIVAS: Nova cultura criativa
Com Flávio Paiva, Reinaldo Pamponet, Marcelo Noah e Júlio César Oliveira de Oliveira
MESA 2 – 14h30 às 16h30
PODER HUMANO: Novo engajamento político
Com Gilberto Dimenstein, Pablo Capilé, Gabriel Milanez e Daniela B. Silva

Perfil dos Palestrantes

Affonso Romano Santanna: com mais de 40 livros publicados, pensa o Brasil e a cultura do seu tempo, e se destaca como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista.

João Cavalcanti: é um dos criadores da Box824, LIVEAD (voltada à inovação em comunicação) e da TALK INC (empresa de pesquisa online) e BUSK.com.

Raísa Almeida Feitosa: estudante pernambucana de design gráfico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), realiza trabalhos gráficos e trabalha com teatro e literatura. Também se envolve ativamente em mobilizações sociais e culturais.

Luis Fernando Guggenberger: gerente da área Debate e Conhecimento e Novos Projetos da Fundação Telefônica no Brasil. Responsável pela criação dos ciclos de Seminários A Sociedade em Rede e temas relevantes, desenvolvimento de projetos na área de educação e inovação. É Netweaver de Redes Sociais e de Inovação Social. Formado em Publicidade e Propaganda, e especialização em Relações Públicas. Professor universitário.

Dagmar Garroux (Tia Dag): pedagoga, fundadora da Casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1200 crianças e jovens de 6 a 21 anos.

Carla Mayumi: sócia da Box 1824. Atualmente dirige o núcleo de inovação e projetos especiais da Box, trabalhando com clientes como Itaú, Pepsico, C&A e COB. Nos últimos dois anos foi uma das coordenadoras da pesquisa Sonho Brasileiro, o maior projeto da história da empresa que deu corpo a esse evento.

André Gravatá: o estudante de jornalismo, de Embu das Artes, já realizou várias intervenções urbanas buscando estimular a reflexão nas pessoas e incitá-las a ver o cotidiano de outra maneira. Atualmente escreve um livro sobre arte participativa, cujo foco é o poder de emancipação da arte 2.0, que convoca o espectador a ocupar o papel do artista. É um dos organizadores do TEDxJovem@Ibira.

Flávio Paiva: jornalista, colunista semanal do Diário do Nordeste, autor de livros e CDs infanto-juvenis e ativistas de mobilização social e cidadania orgânica.

Reinaldo Pamponet: deixou a Microsoft em 2003 para se dedicar a projetos culturais envolvendo jovens, como a Eletrocoperativa e a Rede Itsnoon. Defende uma abordagem que dá liberdade ao jovem e reconhece o conhecimento de cada um na criação da cultura.

Marcelo Noah: formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), tem mestrado em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Poeta e radialista, ele produz e apresenta o programa Teorema na rádio Ipanema FM de Porto Alegre e se dedica à criação e direção da rádio Minima.fm, com lançamento previsto para setembro deste ano.

Júlio César Oliveira de Oliveira: ministra oficinas e participa de shows e campeonatos da dança e da cultura hip hop.

Gilberto Dimenstein: formado na Faculdade Cásper Líbero, é colunista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN. Foi diretor da Folha na sucursal de Brasília e correspondente internacional em Nova Iorque daquele periódico. Trabalhou também no Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora, revista Visão e Veja. Foi acadêmico visitante do programa de direitos humanos da Universidade de Columbia, em Nova York.

Pablo Capilé: coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock e um dos fundadores do Espaço Cubo, instituto cultural cuiabano que desenvolve ações no campo da cultura em todo o Brasil. É sócio-fundador da associação Casas Associadas e um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo, rede que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em todo o Brasil.

Gabriel Milanez: um dos diretores de planejamento e pesquisa da BOX1824 desde 2007, trabalhou em agências de propaganda como Fischer América e Lew,Lara. É graduado em Comunicação Social e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Também estudou Sociologia na Universidade Sorbonne Paris IV, na França.

Daniela B. Silva: diretora da Esfera, na Casa de Cultura Digital, que articula grupos na sociedade para participarem de novas possibilidades de abertura e participação política por meio das tecnologias em rede e de práticas de liberdade, autonomia e compartilhamento. Coordena a comunidade Transparência Hacker,que usa dados governamentais e tecnologias abertas para criar e implementar projetos de interesse público na rede.

Serviços:
O quê: Diálogos Sobre o Sonho Brasileiro
Quanto: Entrada gratuita (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada mesa de discussão)
Onde: Sala Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô)
Tel: (11) 2168-1776 / (11) 2168-1777

Mais informações:

Conteúdo Comunicação
Tel: (11) 5056-9800
Cristina Durán: [email protected]
Fernanda Assef: [email protected]
Máquina da Notícia
Caroline Cruz: [email protected] / (11) 3147-7472
Rení Tognoni: [email protected] / (11) 3147-7912

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?