Seminário internacional debate soluções para áreas contaminadas

15 de julho de 2013

Compartilhe:

O número de casos de contaminação do solo aumentou quase 11% somente no Estado de São Paulo no último ano. Muitas dessas áreas contaminadas representam grandes riscos de poluição ambiental, danos à saúde da população, implicações jurídicas e sociais. Com a escassez de terrenos para a construção civil essas áreas passaram a ser cada vez mais disputadas para os mais variados lançamentos imobiliários.

Encontrar soluções de descontaminação  é o tema do seminário internacional “Investigação e Biorremediação de Área Complexas Contaminadas”, promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Câmara de Comércio Holanda Brasileira e pela empresa de consultoria IA, Inteligência Ambiental. O seminário conta com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiental, Bruno Covas e de representantes da Cetesb que farão um balanço da situação das áreas contaminadas no Estado de São Paulo.

Casos internacionais

O evento reúne ainda representantes das maiores empresas e especialistas mundiais em biorremediação, geotecnia, geociências, meio ambiente, engenharia e seguros.  Martin Slooijer, Vice Presidente BioSoil BV, multinacional líder em biorremediação com sede na Holanda, que já realizou mais de 250 projetos em mais de 20 países falará sobre a experiência das técnicas da empresa em descontaminação de terrenos.  John Sijk, executivo da BioSoil BV, apresenta um estudo de caso sobre o assunto. Alessander Kormann, diretor presidente da Fugro In Situ, uma das maiores empresas mundiais em geotecnia e geociências também está entre os convidados.

“Investigação e Biorremediação de Área Complexas Contaminadas” também conta com a presença do Prof. Dr. Theo Groothuizen – Conselheiro de Ciência e Tecnologia e Diretor Executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo responsável por fomentar a troca de conhecimento entre os dois países.

Áreas contaminadas em São Paulo – Estima-se em aproximadamente de 4,5 mil áreas contaminadas cadastradas no Estado por antigas indústrias e postos de gasolina em regiões habitadas. São áreas onde foram detectados resíduos ou contaminações no solo, do tipo metais pesados, solventes, combustíveis, entre outros, contaminação que pode estar distribuída desde a superfície até as águas subterrâneas.

Encontrar soluções é o principal desafio para as consultorias ambientais, principalmente para as empresas de investigação, remediação de áreas contaminadas e/ou degradadas.

A íntegra do seminário está em: http://apps.fiesp.net/fiesp/newsletter/investigacao-biorremediacao/280613/convite.htm

Mais informações:
[email protected] | (11) 9 8224-4424

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?