Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

No âmbito da Temporada da Alemanha no Brasil, pesquisadores brasileiros e alemães irão se reunir na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, na quarta-feira, dia 09, das 9h às 18h para debater questões pertinentes à vida de nossa sociedade contemporânea que exigem soluções inovadoras tanto tecnológicas quanto sociais. Em sua 2ª edição, o Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, realizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo, acontecerá sob o título “Transformação Social – Desafios da Ciência e da Pesquisa”.

O 2º Diálogo terá dois painéis: Espaço público, mobilidade e inovação social compõem o quadro temático do primeiro. Muitas vezes, durante o desenvolvimento das grandes cidades, as necessidades econômicas da indústria moldaram o espaço urbano à parte dos interesses sociais de seus habitantes.

Hoje, especialistas criticam a deficiência de espaços públicos e mobilidade nas grandes cidades brasileiras (e na América Latina em geral) por razões estruturais. Concebido anteriormente, o painel tornou-se ainda mais atual com os protestos populares iniciados em junho passado que clamam por mobilidade e direito de manifestação nas ruas.

A partir da comparação entre a cidade brasileira e a europeia, o painel discutirá se há realmente uma carência de espaço público nas cidades brasileiras e se a mobilidade, aqui entendida como a conquista do espaço físico, mas também como trânsito social entre as diferentes classes, é uma real possibilidade na estrutura da cidade.

O debate também irá voltar-se para os esforços dos dois países na aplicação e investimento de energia limpa e eficiência energética no transporte urbano. Será discutida a viabilidade de projetos bem sucedidos na Alemanha, como o Car Sharing e o Call a Bike, serem implementados em cidades brasileiras.

O segundo painel será dedicado à transformação demográfica, abordando o envelhecimento da população e seus reflexos nas políticas de trabalho e seguridade social, bem como as novas condições numa vida longeva.

A Alemanha, uma sociedade com envelhecimento mais avançado, e o Brasil, um país que ainda se apresenta como jovem, mas já registra uma elevação na idade média de seus habitantes, têm interessantes pontos de diálogo para apresentar.

Assim como o primeiro, este painel será dividido em duas rodas de discussão: uma cuidará dos desafios para os sistemas de previdência e assistência social e outra abordará avanços científicos e tecnológicos associados à longevidade e à oferta de uma vida mais independente e confortável na terceira idade.

O Diálogo Brasil-Alemanha é concebido de forma interdisciplinar e os palestrantes orientados a abordar seus temas de forma que acadêmicos de todas as áreas de conhecimento possam interessar-se pelos mesmos e compreendê-los.

Ao fim de cada painel, o público poderá debater os assuntos com os palestrantes. Para participar do evento é preciso inscrever-se em: bit.ly/dialogo2013. A entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
09:00 Abertura
Painel: Espaço Público, Mobilidade, Inovação Social
Mesa 01: cidades como locais democráticos da sociedade – como deve ser configurado o espaço público do século XXI?
09:20 Profa. Sophie Wolfrum, Universidade Técnica de Munique (TU Mûnchen)
“Espaço urbano público: configuração e interação com o espaço privado”
09:50 Prof. Dr. Renato Pequeno, Universidade Federal do Ceará (UFC)
“Copa do Mundo de 2014: Desafios e desencontros entre o planejamento urbano e os projetos de mobilidade”
10:20 Coffee Break
Mesa 02: novos conceitos de mobilidade para as regiões urbanas do século XXI
10:40 Prof. Dr. Renato Anelli, Universidade de São Paulo em São Carlos (USP – São Carlos)
“Mobilidade e Sustentabilidade: revendo as formas de ocupar o território urbano”
11:10 Prof. Dr. Ricardo Esteves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
“Mobilidade urbana sustentável: projeto Arco Metropolitano” (tbc)
11:40 Prof. Dr. Andreas Knie, Universidade Técnica de Berlim (TU Berlim), Social Science Research Center Berlim (WZB)
“Car Sharing, Call a Bike e outros – inovações para nichos ou para a massa?”
12:10 Debate com o público
12:40 Intervalo para almoço
Painel: Transformação demográfica como oportunidade
Mesa 01: Política social e mercado de trabalho em sociedades que estão envelhecendo
14:00 Profa. Dra. Amélia Camanaro, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
“Transformação demográfica no Braisl – um panorama” (tbc)
14:30 Dra. Sonoê Sugahara Pinheiro, Escola Nacional de Ciências Estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE)
“Implicações e desafios para a assistência social brasileira e o mercado de trabalho” (tbc)
15:00 Coffee Break
Mesa 02: Inovações tecnológicas para uma vida independente na velhice
15:20 Prof. Dr. Ruediger Ostermann, Universidade de Ciencias Aplicadas de Münster (FH Münster)
“O uso de técnicas no cuidado de idosos para enfrentar a transformação demográfica”
15:50 Dr. Louise Plouffe, Centro Internacional para a Longevidade – Brasil (ILC-BR)
“Moradia dos idosos no Brasil”
16:20 Prof. Dr. Daniel Bieber, Heidelberg University, Institute for Social Research and Social Management (ISO Saarbrücken)
“Tecnologias e serviços para uma vida independente na velhice”
16:50 Debate com o público
17:50 Encerramento

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até junho de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.

Os responsáveis pelo projeto “Alemanha + Brasil 2013-2014” são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board.

Patrocinadores Premium: Allianz, Bayer, BASF, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF.

Mais informações:

www.alemanha-e-brasil.org | [email protected] | (11)  2638-7300

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?