SAP Brasil – informação estratégia para a sustentabilidade

SAP Brasil – informação estratégia para a sustentabilidade

1) A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais? (Por tecnologias sustentáveis entende-se: soluções capazes de minimizar os impactos negativos e/ou promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade).
A SAP é líder mundial em soluções de gestão empresarial e oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes, em mais de 25 setores da indústria, gerir seus negócios de forma muito mais eficiente e sustentável. A companhia conta com uma carteira de 95.000 clientes em mais de 120 países e, em continuidade ao seu compromisso com a sustentabilidade, a SAP está colaborando e co-inovando o ecossistema de clientes, parceiros e stakeholders para expandir o alcance e o impacto de soluções para viabilizar a sustentabilidade de empresas no mundo inteiro.
As soluções SAP para Sustentabilidade no Brasil, são:
• A solução SAP Carbon Impact (resultado da aquisição da Clear Standards concluída em junho de 2009)  permite que nossos clientes identifiquem e tenham medições precisas dos impactos ambientais, análise de opções para redução de emissões de carbono e suporte ao relatórios de organizações não governamentais. O produto é entregue no conceito de software como serviço.
• A solução SAP BusinessObjects Sustainability Performance Management auxilia as organizações à acompanhar e comunicar o desempenho em sustentabilidade, definir metas e objetivos, gerenciar riscos e monitorar atividades, ao mesmo tempo ajudando na redução de gastos em tempo e custos na coleta e compilação de dados e relatórios.
• Outra solução é o SAP Environment, Health, and Safety Management (EHSM) que inclui os seguintes componentes:
• Environmental Compliance que trata dos fluxos de desperdicíos, seja ar, sólido ou líquido. Gerenciando as licenças, dados de emissão, acompanhar alertas de violações de limite e fornecimento de relatórios para entidades governamentais ou não.
• Product Safety & Product Compliance, para gerenciar o compliance orientado à regulamentação de produtos tais como REACH e RoHS, reciclagem como WEEE, baterias e embalagens, FISPQ, e gestão de estoque perigoso.
• Saúde e Segurança, gerencia todos os aspectos relacionados à saúde e segurança, treinamentos, gestão de incidentes, segurança e exposição à substâncias ou agente de risco.
2) Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
No aspecto ambiental, a SAP tem o objetivo de redução de 51% nas emissões totais de carbono até 2020, tendo como base o nível de 513 mil toneladas de CO2 emitidas em 2007. Esta redução fará a SAP retornar ao seu nível aproximado de emissões realizadas no ano 2000 e que representou 250 mil toneladas de CO2
No aspecto social a SAP encoraja seus funcionários à participar de ações de trabalho voluntário, provendo iniciativas distintas ao longo do ano e que são reforçadas durante o Mês de Serviço; sempre realizado em outubro, neste período toda a companhia se envolve em atividades sociais.
E por último, e não menos importante, o aspecto econômico tem metas de oferecer transparência para rentabilidade, gestão de riscos e relatórios de sustentabilidade.
3) Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
Reconhecida como líder em sustentabilidade pelo Dow Jones Sustainability Index, desde a criação do índice em 1999, a SAP acredita que a sustentabilidade se baseia no reconhecimento de que os desafios econômicos, sociais e ambientais estão cada vez mais interligados e exigem uma abordagem de gestão holística. A SAP acredita também que essa abordagem fomenta o aumento da rentabilidade, pois reduz significativamente os riscos e os custos de operações, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades para se diferenciar da concorrência e ganhar mais participação no mercado.
4) A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
O Relatório de Sustentabilidade da SAP (http://sapsustainabilityreport.com) é o primeiro documento independente da companhia a obter uma classificação de B+ na Global Reporting Initiative(GRI) e apresenta uma interface baseada em um perfil funcional, que utiliza o software Xcelsius do portfólio de produtos SAP® BusinessObjects, permitindo assim que os leitores, sejam eles quem forem, consigam interagir com os dados da SAP.
5) A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
O Relatório de Sustentabilidade da SAP inclui também o mais extenso mapa de sustentabilidade do setor de software. O mapa identifica cada um dos principais processos do negócio referentes à sustentabilidade, mapeando-os segundo sete categorias distintas. O estudo foi desenvolvido com contribuições de muitos profissionais visionários, incluindo analistas do setor, parceiros de serviços, organizações não governamentais e clientes da SAP, entre outros.
A SAP acredita firmemente em colaboração, inovação conjunta e engajamento como bases para o desenvolvimento de novas soluções e está solicitando um feedback sobre o mapa de sustentabilidade nos diálogos online que promove sobre o tema.
6) Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
(Informações não disponíveis).

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?