São Paulo recebe primeira edição do “Calouro Cidadão”

São Paulo recebe primeira edição do “Calouro Cidadão”

Calouros das principais universidades de São Paulo terão a oportunidade de participar de um trote diferente no início do ano letivo de 2013: conhecer de perto a realidade de um bairro da cidade e propor soluções inteligentes para a questão do lixo nessa comunidade.

Essa é a proposta da primeira edição do Calouro Cidadão, despertar noções básicas de cidadania e sustentabilidade entre os universitários por meio de experiências práticas e divertidas relacionadas aos principais temas da cidade onde vivem, tais como resíduos sólidos, mobilidade urbana, água e consumo consciente. O projeto, que é uma iniciativa da área educacional da Virada Sustentável e conta com o apoio da Globo São Paulo, terá como tema principal desta edição “Lixo e Reciclagem”.

Os calouros irão organizar oficinas educativas, realizar mutirões de limpeza, acompanhar a rotina dos varredores nas ruas, tudo isso em conjunto com os veteranos de cada universidade e com os moradores do bairro da Brasilândia, localizado na zona norte da capital paulista.

“É um verdadeiro choque cultural, uma lição prática de cidadania, diversão e conhecimento, que muitas vezes influencia a visão de mundo de uma pessoa num dos momentos mais especiais de sua vida: o ingresso na faculdade”, diz Ademar Bueno, organizador do Calouro Cidadão e coordenador da área educacional da Virada Sustentável.

Nesta edição, participarão 300 calouros de cinco faculdades: FGV-SP, PUC-SP, Santa Casa, Senac e Instituto Europeu de Design (IED), além de cerca de 40 veteranos dessas escolas. No final do evento, os calouros realizam um “pedágio invertido” onde, no lugar de pedir dinheiro aos motoristas, eles doam livros infantis educativos para que os motoristas entreguem esse material às crianças e jovens pedintes na rua.

O Calouro Cidadão é inspirado em diversas experiências de trotes e movimentos universitários realizados em todo o Brasil. A preparação e a realização do Calouro Cidadão será registrada em vídeo pela produtora Brasilândia em Cores, formada por moradores da comunidade, e posteriormente editado como um mini-documentário com exibição prevista na terceira edição da Virada Sustentável, no início de junho.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?