São Paulo ganha guia sustentável que explora bairros pela visão dos moradores

São Paulo ganha guia sustentável que explora bairros pela visão dos moradores

Primeira versão impressa tem tiragem de 10 mil exemplares, mapa exclusivo dos arredores de Higienópolis e distribuição em mais de 150 pontos

O M:SP é um projeto multimídia que está promovendo os bairros de São Paulo sob o ponto de vista de seus moradores. Lançado em 2012 na internet, o M:SP acaba de reformular o seu site (www.guiamsp.com.br) e publicou em abril sua primeira versão impressa, no formato de um guia com mapa, que indica estabelecimentos e lugares para se curtir a gastronomia, o lazer, a cultura, os serviços e o comércio local.

Elaborado pela Mappa Estratégias de Conteúdo, o projeto foi idealizado pelo publicitário Kleber de Brito, que cansou de perder horas no trânsito da capital e mudou sua rotina diária, priorizando hábitos mais práticos. “Passei a encarar a cidade sob outra perspectiva, começando pelos lugares mais próximos a minha casa, que apesar de estarem perto, eram desconhecidos por mim”, conta.

Na esteira dessa experiência, foi lançado o M:SP, agora também em versão impressa, que amplifica o olhar do morador e turista paulistano pelos bairros em que circula. A proposta é que, a cada dois meses, residentes e visitantes de diferentes regiões da cidade se orientem com um mapa e dicas bilíngues (português e inglês).

A curadoria do guia impresso e do site conta, hoje, com aproximadamente 40 colaboradores que moram nos próprios bairros mapeados pelo projeto. A edição de estréia é dedicada a gastronomia e tem um roteiro com mais de 40 bares e restaurantes de Higienópolis e também do Pacaembu, Santa Cecília e Consolação.

“Essa região acabou estreando o projeto por suas múltiplas opções de lazer, compras e gastronomia, muitas delas pouco conhecidas dos próprios moradores”, explica Kleber. Segundo ele, tudo foi pensado dentro do conceito de hiperlocal, com o objetivo de oferecer conteúdo relevante para áreas e comunidades bem definidas. O que, no caso de Higienópolis e dos bairros onde os primeiros guias serão distribuídos, representa uma população bastante significativa de, aproximadamente, 350 mil habitantes.

Sua distribuição é gratuita em cerca de 150 estabelecimentos como hotéis, flats, hostels, lojas, bares, restaurantes, galerias de arte e pontos de informação turística.

A plataforma M:SP conta com o apoio institucional da São Paulo Turismo, empresa responsável pela promoção do turismo na cidade de São Paulo, e de patrocinadores e anunciantes que se identificam com o propósito do projeto. Além de oferecer informações para comunidade e promover a autossuficiência dos bairros, o M:SP apoia práticas sustentáveis, incentiva a caminhada e hábitos saudáveis, indicando lugares onde se possa chegar andando ou pedalando. O serviço de bike courier é, inclusive, um dos meios escolhidos para a distribuição dos 10 mil exemplares dessa primeira etapa do projeto.

Princípios editoriais e de conteúdo

Além da curadoria da própria equipe do M:SP, a participação colaborativa de moradores é parte essencial do projeto. No impresso, pessoas que têm forte ligação com a região são convidadas a dar dicas ou a escrever um texto em forma de crônica. Versátil e fácil de carregar, quando desdobrado, o guia impresso também se revela um mapa desenhado com exclusividade para facilitar a localização de todos os lugares indicados, inclusive dos estabelecimentos de alguns anunciantes.

Cada dica no guia impresso tem menos de 140 caracteres para que redes sociais do M:SP como, Twitter (www.twitter.com/guiamsp) e Facebook (www.facebook.com/guiamsp), sejam abastecidos simultaneamente.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?