Samsung – ecoeficiência

Samsung – ecoeficiência

1 – A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais? (Por tecnologias sustentáveis entende-se: soluções capazes de minimizar os impactos negativos e/ou promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade).
A Samsung é a empresa de eletroeletrônicos Número 1 no mundo em produtos ecologicamente corretos, tendo seis certificados internacionais de reconhecimento: Korean Eco – Label; China Environmental Label; EU´s Eco-Flower;  Germany´s Blue Angel; Sweden´s TCO e U.S. EPEAT. O investimento maciço em Pesquisa & Desenvolvimento permite à fabricante lançar produtos inovadores, tanto em design quanto em tecnologia, combinados às características eco-friendly.  Nos últimos dois anos a Samsung lançou no mercado mundial, diversos produtos com tais características como:
– Aparelho celular Blue Earth (aparelho feito de plástico reciclável e movido à energia solar),
– Aparelho celular W510 (desenvolvido com o bioplástico feito a partir do milho)
– Aparelho celular F268 (considerado pelo Greenpeace como o “celular mais verde do mundo”, dispensa o uso de PVC em sua estrutura e seu carregador aciona alarme quando a carga estiver completa),
– Aparelho celular E200 Eco (com estrutura em bioplástico feito a partir de plantas naturais)
– Aparelho celular Solar (alimentado por energia solar)
– Disco rígido (HDD) Ecogreen F2EG (que opera com baixo índice ruído e pouco consumo de energia)
– TVs LCD com tecnologia LED (que permitem até 40% de economia no consumo de energia)
– TVs LCD da Série 6 (que não usam cola e parafusos em sua montagem)
– Monitores da Linha T – SyncMaster (fabricados com matéria-prima 100% reciclável, consomem menos energia).
– Monitor ECOFit (com lâmpadas de baixo consumo energético, dispensa pintura em spray e compostos orgânicos voláteis em sua estrutura).
Os aparelhos celulares Blue Earth, Solar, o disco rígido Ecogreen F2EG, as TVs de LCD com tecnologia LED e da Série 6, e os monitores da Linha T e ECOFit já são comercializados no Brasil.
2 – Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
A produção/oferta cada vez maior de produtos ecologicamente corretos faz com que a economia se mantenha ativa para fornecedores de insumos para a fabricação. Isso gera impactos positivos como contratação de pessoal, economia de energia por conta da adoção/uso dos produtos e de conscientização dos consumidores ao contribuírem para a preservação do meio ambiente.
3 – Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
Entre as empresas líderes do ranking do “Guide to Greener Electronics” do Greenpeace – que mede o índice de desperdício na produção de equipamentos sem PVC ou BFRs (retardantes de chamas à base de bromo), compostos químicos que são utilizados nos aparelhos convencionais, a Samsung reafirma a continuidade dos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento na busca pela ampliação do portfólio de produtos eletroeletrônicos ecologicamente amigáveis.
4 – A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
Como uma empresa global, a Samsung compartilha o resultado de seus investimentos em P&D e iniciativas em sustentabilidade, por meio de seu website e por relatórios anuais.
5 – A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
A Samsung mantém nos Estados Unidos (Silicon Valley) por meio de seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (SISA) iniciativas de Open Innovation para colaboração com universidades, institutos de pesquisa, comunidades científicas e parceiros.
6 – Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
Por política corporativa a Samsung não revela valores de investimentos por área, porém, é possível informar que mundialmente, a companhia investiu 9,5% do faturamento global em pesquisa e desenvolvimento em 2008 e registrou, nos Estados Unidos, mais de 3.515 patentes referentes a novas tecnologias e produtos.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?