Sacolas plásticas com os dias contatos

Sacolas plásticas com os dias contatos

O Grupo Carrefour Brasil anunciou no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, a eliminação do uso das sacolas plásticas tradicionais na sua unidade de Piracicaba (SP). Inédita no varejo brasileiro, a decisão é o primeiro passo de um projeto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.
A iniciativa conta com importantes apoios das esferas governamentais e do terceiro setor, como do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e do presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar.
“A eliminação das sacolas plásticas tradicionais é uma ação decisiva do Carrefour na defesa e preservação do meio ambiente, em uma questão diretamente ligada ao nosso negócio. Recebemos todos os dias mais de um milhão de clientes em nossas lojas e entendemos que este é um importante canal para conscientizar e influenciar o comportamento do consumidor, estimulando seu engajamento no processo”, afirma o Diretor-Superintendente do Grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo.
Já o Diretor de Sustentabilidade do Grupo, Paulo Pianez, entende que o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está se conscientizando cada vez mais sobre os danos causados pelas sacolas plásticas tradicionais ao meio ambiente. Para o executivo, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir as sacolinhas, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança.”
Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacolas retornáveis até 31 de março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra.
A ação também é um desdobramento da participação da rede na campanha “Saco é um Saco”, lançada no último ano pelo Governo Federal. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atesta a importância da decisão da rede: “Há campanhas que pegam e outras, não. O mais difícil é reciclar idéias. Quando uma campanha dá certo, é porque as pessoas entenderam com clareza a mensagem, a necessidade e a urgência de agir. Não dá para observar as consequências do consumo desenfreado, da perda da biodiversidade, das enchentes e fingir que nada está acontecendo e que não temos culpa no cartório. Saco é um saco mesmo – é o que a natureza está gritando. A empresa que apoia essa campanha está contribuindo para um planeta melhor, e uma simples atitude pode ajudar o mundo”, ressalta o ministro Carlos Minc.
Para que se tenha uma idéia do que representa a distribuição de sacos plásticos, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consome a cada ano cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais. Em outras palavras, cada brasileiro utiliza em torno de 66 unidades por mês, sendo que esta embalagem demora cerca de 400 anos para se decompor, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente seja nos aterros sanitários, nos rios ou no mar.
Já o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ressalta a importância do lançamento para a comunidade local. “Para nós foi uma grande satisfação a escolha de Piracicaba, pelo Carrefour, para o início de seu programa com objetivo de tirar as sacolas plásticas de circulação. A natureza e a cidade agradecem”, diz o prefeito.
A ação da rede também é comemorada pelo Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar, parceiro do Carrefour na iniciativa. “O Instituto Akatu apoia e incentiva projetos como este. Somente com a cooperação entre a sociedade e a iniciativa privada poderemos tornar sustentável nossa existência. Quanto mais ações semelhantes, melhor para todos nós”, afirma Mattar.
A ação faz parte de um plano mundial do Carrefour da eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais nas lojas da rede – entre os países do Grupo que já aboliram o uso do material estão a França, China e Polônia.
Opções de embalagens sustentáveis
Para a comodidade e conveniência do consumidor, além de oferecer gratuitamente as sacolas retornáveis por um período de 15 dias em Piracicaba, o Carrefour também desenvolveu uma série de opções sustentáveis de embalagens para o consumidor. O Grupo oferecerá no Brasil, dentro dos conceitos de consumo consciente, um ciclo completo de conveniência aos consumidores, que abrange desde como embalar sua compra até acondicionar seu lixo doméstico de forma correta.
O cliente terá à disposição caixas de papelão gratuitas para poder acondicionar suas compras. Outra possibilidade serão as sacolas retornáveis oferecidas por preços entre R$1,90 a R$15,00. Uma das opções, vendida a R$2,90, tem capacidade para 35 quilos – o mesmo que cinco sacolas plásticas.
Uma outra grande novidade é que a rede também desenvolveu, em parceria com a BASF, uma sacola 100% biodegradável, produzida com base em uma resina especial derivada do milho: Trata-se do Ecovio®, que contém ácido polilático (PLA), conta com matéria-prima renovável e é biodegradável em até 180 dias.
Este é o período máximo assegurado apenas para descarte em centrais de compostagem, sendo que o tempo de biodegradação depende das condições da disposição final. O produto gera húmus sem a presença de metais pesados ou substâncias nocivas ao meio ambiente.  “Microorganismos fazem a digestão da sacolinha plástica feita de Ecovio®. Tais sacolas, biodegradáveis, representam uma excelente solução para armazenar o lixo orgânico gerado nas nossas residências, que hoje corresponde a aproximadamente 60% do volume total de resíduos produzidos por uma família”, explica Letícia Mendonça, gerente de especialidades plásticas da BASF.
Toda a renda decorrente da a venda dessa sacola 100% biodegradável em Piracicaba será revertida para o “Lar dos Velhinhos”, uma entidade assistencial da cidade. Por isso, ganharam o nome de “Ecosolidária”.
Para os consumidores que se acostumaram a colocar seu lixo doméstico nas sacolas plásticas tradicionais, a empresa também desenvolveu uma opção de saco de lixo, produzida com plástico reciclado e será vendida nas lojas Carrefour.  A rede também vem realizando fóruns e palestras para orientar os clientes sobre como realizar o consumo consciente.
O uso das sacolas plásticas tradicionais será igualmente eliminado em todas as áreas internas da loja de Piracicaba, como nas seções de frutas, verduras, açougue e peixaria. Para os clientes acondicionarem suas compras serão oferecidos gratuitamente saquinhos de material biodegradável, especialmente desenvolvidos pela rede. O lixo da loja passará a ser jogado em sacos plásticos reciclados de garrafas PET.
Carrefour e Você por um Mundo Melhor
A loja de Piracicaba é também marco de uma série de ações sustentáveis lançadas pelo Carrefour em março de 2009, com a campanha “Carrefour e Você por um Mundo Melhor”, que tem como objetivo utilizar a estrutura de lojas da rede, o seu contato diário com seus clientes, seus fornecedores e outros públicos com que o Carrefour se relaciona para compartilhar experiências, difundir conceitos e promover maior conscientização sobre a Sustentabilidade, com ações nas esferas Social, Ambiental ou Econômica.
Em apenas um ano de projeto, a rede atingiu resultados como a redução do uso de sacolas plásticas em 27% e a venda de mais de cinco mil sacolas retornáveis no período. O Carrefour também ampliou a economia de recursos naturais utilizados na loja, como a diminuição de 45% no consumo de energia no parque de iluminação e de 6% no consumo de água, com medidas de economia e reuso.
Além disso, mais de 40 toneladas de lixo orgânico foram coletados na unidade de Piracicaba, as quais foram processadas em adubo por meio do sistema de compostagem. A destinação do lixo é também um ponto importante nas atividades diárias da rede. Foi instalada uma estação de coleta seletiva, assim como caixas para descarte de embalagens – as “Ecocaixas”. Nelas, o cliente pode deixar caixas, plásticos, isopor que não vai mais precisar e não quer levar para casa. A renda obtida com a venda do material reciclável é revertida à cooperativa “Recicladores Solidários”, de Piracicaba.
Outra iniciativa foi a instalação de um novo forno na padaria, movido a bagaço de cana (forno a briquete), que oferece economia de tempo e energia para assar pães, bolos, panetones, entre outros itens. Esse sistema também confere um sabor especial aos produtos.
A mais recente ação adotada pela loja, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) é a arrecadação de óleo de cozinha usado. A unidade disponibiliza um coletor especial para receber o óleo dos clientes, o qual é destinado, juntamente com o que é utilizado pela própria loja, para uma empresa especializada em transformar o produto em biodiesel, que substitui e reduz o consumo de recursos naturais, além de eliminar um importante foco de poluição das águas.
Sobre o Carrefour – Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 18 estados brasileiros, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O grupo conta com 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 34 países.
Mais informações:
A4 Comunicação – Tel: (11) 3897.4122
Neila Carvalho: [email protected]
Renato Nassar: [email protected]
Juliana Machado: [email protected]
Conheça outras ações e projetos de sustentabilidade realizados por empresas na seção Banco de Práticas.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?