Rio Cidade Sustentável

Rio Cidade Sustentável

Na quinta-feira, dia 3 de maio, cerca de 100 moradores das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, estão se formando em cursos que os tornam aptos a trabalhar na construção civil e a realizarem melhorias habitacionais em suas próprias casas.

A iniciativa faz parte do projeto piloto Rio Cidade Sustentável, uma realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em colaboração com  o Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. A cerimônia de formatura será realizada em às 19h, no Forte do Leme.

Os alunos receberam 160 horas de aula e puderam escolher entre os cursos de pedreiro, eletricista, serralheiro e bombeiro hidráulico. As aulas foram realizadas na comunidade cinco vezes por semana nos turnos da manhã, tarde e noite. A ação faz parte da Frente de Melhoria Habitacional Sustentável, que tem o objetivo de incentivar melhorias habitacionais por meio dos próprios moradores a partir de seu acesso à capacitação, ao crédito facilitado e ao trabalho cooperativo (por meio de mutirões).

Além disso, a capacitação abre novas possibilidades de emprego para os moradores das comunidades. O Serviço Social da Indústria da Construção do Rio irá cadastrar os alunos certificados para o banco de mão de obra da entidade.

Melhoria Habitacional Sustentável – Projeto Rio Cidade Sustentável

As capacitações da frente de Melhoria Habitacional Sustentável foram realizadas pelo Grupo Votorantim que ajuda a formar profissionais para trabalhar no setor em que atua e a articular uma rede de empregabilidade.

Para viabilizar as reformas das casas, a Votorantim Cimentos promoveu cursos de pedreiro, bombeiro hidráulico e eletricista; enquanto a Votorantim Metais ofereceu cursos de serralheiro e instalador de esquadrias de alumínio. A Even, o Bradesco e a Phillips são os outros parceiros da frente de melhoria habitacional.

A Even avaliou as moradias e sugeriu as mudanças em termos de construção, o Bradesco ofertou crédito aos moradores para que financiassem suas obras e a Phillips foi responsável pela doação de lâmpadas no curso de eletricista.

Rio Cidade Sustentável

Além da Frente de Melhoria Habitacional Sustentável, outras seis iniciativas integram o Rio Cidade Sustentável, que reúne um grupo diversificado de empresas em um projeto de infraestrutura urbana e transformação social com foco em sustentabilidade. São elas: Infraestrutura Urbana Verde, Agricultura Urbana Orgânica, Turismo Comunitário, Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento de Empreendedores Locais.

As ações do Rio Cidade Sustentável foram definidas em conjunto com os moradores das duas comunidades, considerando as prioridades que eles apontaram, em levantamento feito pelo projeto. Ao todo, foram ouvidos os chefes de família de 40% das cerca de 1.200 casas da Babilônia e do Chapéu Mangueira. A linha de trabalho tem o foco na busca da independência das comunidades, com soluções que gerem o censo de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e inserção das comunidades no contexto urbano.

As empresas responsáveis pelas iniciativas do projeto são: Itaú e Bradesco; Phillips, Michelin, Votorantim e Dow; Souza Cruz, Goodyear, Vale, Even, Coca-Cola e Hydronorth com apoio do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

Sobre o CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne os mais expressivos e maiores grupos empresariais brasileiros, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável no País. Fundada em 1997, a organização tem mais de 70 empresas associadas. Além disso, é a representante no Brasil do World Business Council for Sustainable Development (WSBCD), que conta com mais de 60 conselhos nacionais e regionais ao redor de 30 países no mundo.

Serviço:

O quê: Formatura das capacitações da frente melhoria habitacional sustentável do projeto Rio Cidade Sustentável

Quando: 03 de maio de 2012, às 19h

Onde: Forte do Leme (Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº – Leme)
Site: www.riocidadesustentavel.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?