Ricardo Voltolini ministra curso na Aberje

Ricardo Voltolini ministra curso na Aberje

A sustentabilidade está na agenda da maior parte das corporações.

E neste século 21, com o aquecimento global, o crescente esgotamento dos recursos naturais e a emergência de uma nova economia de baixo carbono, é um dos temas mais relevantes na gestão de qualquer empresa líder, impactando diretamente os negócios (produção, produtos, estratégias e relacionamento com consumidores), mas também a imagem, reputação e marca.

A comunicação exercerá papel fundamental nesse processo. Não só no esforço de informar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidade e toda a sociedade. Mas também no de identificar corretamente os públicos de interesse, estabelecer canais eficazes de relacionamento, mobilizar, envolver, educar e induzir às mudanças inerentes à transição para uma economia sustentável.

Por isto, a Aberje volta a oferecer o curso “Planejando a Comunicação da Sustentabilidade: desafios e tendências” para os dias 15 e 16 de março de 2012, entre 9h e 18h, no Instituto Aberje de Pós-Graduação (Av.Angélica, 1761 – 2.andar) em São Paulo/SP. Ricardo Voltolini é o instrutor.

Cresce em todo mundo uma onda de esverdeamento dos negócios baseada em duas fontes de pressão. A primeira é a constatação de que os limites do planeta vão redesenhar empresas e mercados, estabelecendo novos parâmetros de atuação, que revisam o trinômio “extrair-produir-descartar”, característico da Era Industrial.

E a segunda diz respeito ao aumento do nível de exigência de consumidores, sociedade e governo. Empresas terão que aprender um novo modo de produzir. Consumidores terão de aprender um novo modo de consumir. Governos terão de estimular empresas e consumidores a adotarem modelos mais sustentáveis.

O curso pretende apresentar o cenário, as tendências e os desafios relacionados com a implantação de uma cultura de sustentabilidade nas empresa, destacando principalmente, os impactos desse novo quadro nas decisões estratégicas de comunicação da empresa com o mercado, consumidores, colaboradores e stakeholders mais estratégicos.

Do ponto de vista prático, permite aos participantes elencarem os desafios específicos de sua empresa, negócio e mercado, selecionarem prioridades e definirem as estratégias mais adequadas. Nesse sentido, segundo o ministrante, o programa se pretende a ser um momento de inflexão/reflexão capaz de gerar um pensamento comunicacional de sustentabilidade, fornecendo elementos para que os participantes reflitam sobre riscos e oportunidades do tema e dos sub-temas da sustentabilidade para o seu negócio.

Sobre Ricardo Voltolini

Ricardo Voltolini é jornalista, especialista em marketing institucional e comunicação organizacional. Consultor de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade há 12 anos, dirige a empresa Ideia Sustentável, especializada em consultoria, educação, projetos especiais e conteúdos focados em sustentabilidade. É pós-graduado em Sociologia do Lazer pela Escola de Sociologia e Política e em Planejamento Estratégico do Turismo pela ECA-USP, tendo ainda MBA pela FIA-USP.

Atua como professor de Marketing Social no curso de MBA de Gestão e Empreendorismo Social da FIA-USP. É publisher da revista Ideia Sustentável e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABERJE.

Detalhes do conteúdo programático podem ser conferidos em http://www.aberje.com.br/servicos_cursos_detalhes.asp?id=133 e mais dados podem ser obtidos através do e-mail [email protected] ou ainda no telefone (11) 3662-3990, ramal 1, com Carolina Soares ou Fernanda Peduto.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?