RESPONSABILIDADE – Iniciativa visa incentivar a troca de lâmpadas incandescentes por eletrônicas

RESPONSABILIDADE – Iniciativa visa incentivar a troca de lâmpadas incandescentes por eletrônicas

O Grupo Pão de Açúcar, em parceria com a AES Eletropaulo e com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, realiza a Quinzena da Iluminação em todas as lojas do Extra e Pão de Açúcar do Brasil. De 19 a 31 de julho, as redes estarão com descontos de até 40% nas lâmpadas eletrônicas, além de informar o consumidor sobre os benefícios da utilização desse tipo de lâmpada por meio de comunicação interna nas lojas.

O objetivo da ação é incentivar o consumidor a substituir as lâmpadas incandescentes, que consomem mais energia, por lâmpadas eletrônicas e, assim, contribuir com o meio ambiente. Segundo o Instituto Akatu, em média, uma lâmpada eletrônica dura 3 anos e 4 meses contra apenas 5 meses da lâmpada comum, além de economizar até 80% da energia elétrica gasta pela lâmpada incandescente.  Se cada um dos 50 milhões de lares brasileiros substituir durante um ano uma única lâmpada incandescente de 60W por uma lâmpada fluorescente econômica de 12W, que  produz uma quantidade equivalente de iluminação, será economizada energia elétrica suficiente para suprir, por 3 anos, todo o consumo residencial das 1.700.000 pessoas que vivem nos municípios de Campinas, Americana, Paulínia, Sumaré e Indaiatuba, por exemplo.

Com a quinzena, a expectativa é que haja um aumento de 30% na venda de lâmpadas eletrônicas em comparação ao mesmo período do ano passado. Parte da venda será destinada ao Instituto Akatu, para o apoio de ações relacionadas  ao incentivo do consumo consciente. A AES Eletropaulo também terá informativos nos postos de atendimento orientando os clientes sobre o uso adequado da energia e os benefícios de lâmpadas fluorescentes. “Nossa preocupação é fomentar a sustentabilidade. Além de orientar os consumidores, o objetivo é dar um fim apropriado às lâmpadas”, disse Eduardo Francisco, Gerente de Clientes Comerciais da AES Eletropaulo.

Além dos preços promocionais, o Pão de Açúcar e a AES Eletropaulo instalarão, em São Paulo, sete postos de coleta* para descarte de lâmpadas  usadas. A ação projeta arrecadar mais de 2 mil lâmpadas. O material será recolhido pela empresa Tramppo, que realiza descontaminação de lâmpadas fluorescentes. O processo é baseado na tecnologia de produção mais limpa, na qual todos os resíduos gerados no processo (mercúrio, pó fosfórico, vidro, terminais de alumínio) são destinados para cadeia industrial para serem reaproveitados em uma nova matéria-prima, não acumulando, assim, excesso de lixo em aterros sanitários ou semelhantes.

* Postos de Coleta:

Lojas Pão de Açúcar: Rua Sócrates, 120, Vila Sofia (São Paulo);  Rua Serra de Bragança, 647, Vila Gomes Card (São Paulo); Av. Soutor Altino Arantes, 268, Vila Cle (São Paulo); Av. Santo Amaro, 3271, Brooklin (São Paulo); Av. Marte, 624, Alphaville (Santana do Parnaíba); Av. Major Sylvio de M. Padilha, 13000, Real Parque (São Paulo); Rua Santa Filomen, 677, N. Petrópolis (São Bernardo do Campo)

Sobre o Grupo Pão de Açúcar

Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é a maior empresa de distribuição da América Latina com mais de 1.800 unidades, com cerca de 145 mil colaboradores. A companhia mantém operações em 19 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas.

Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, o Grupo mantém uma estrutura multiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Casas Bahia), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assai Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, através do site www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com a Nova Pontocom, empresa que possui em seu portfólio as operações online de três grandes marcas do varejo nacional: Casasbahia.com.br, Extra.com.br, Pontofrio.com.br e Ponto Frio Atacado.

O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2010, as vendas brutas do Grupo totalizaram R$ 36.144,4 milhões, um crescimento de 37,9% em comparação com 2009.

Sobre a AES Eletropaulo

Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo incluindo a capital que, juntos, abrigam uma população de mais de 16,5 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6,1 milhões de clientes. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

Sobre o Instituto Akatu pelo o Consumo Consciente

O Instituto Akatu é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que vê o ato de consumo como um instrumento fundamental de transformação do mundo. O Akatu completou uma década de existência no dia 15 de março de 2011 e trabalha para contribuir na conscientização e na mobilização dos cidadãos para consumir sustentavelmente – de modo a tornar o mundo mais justo e sustentável hoje e a deixar um mundo melhor para as próximas gerações – e solidariamente, fazendo escolhas de modo a aumentar os impactos positivos e diminuir os impactos negativos de seu consumo.

Consumir conscientemente não é não consumir. É consumir menos e diferente, tendo no consumo um instrumento para o bem estar e não um fim em si mesmo. Basicamente, o Akatu investe em duas frentes de trabalho: comunicação e educação.

Mais informações:

Contato (Pão de Açúcar): (11) 3886-3513
Social Media NewsRoom, canal exclusivo para imprensa
Twitter: @ImprensaGPA

Assesoria de Imprensa
Tel: (11) 3886-3513
Karin Suzuki: [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?