RESPONSABILIDADE – Grupo Pão de Açúcar bate recorde na venda de sacolas retornáveis em 2011

RESPONSABILIDADE – Grupo Pão de Açúcar bate recorde na venda de sacolas retornáveis em 2011

Pioneiro em programas de estímulo ao uso consciente de embalagens, o Grupo Pão de Açúcar desenvolve alternativas práticas  aos seus clientes para o transporte de suas compras em substituição às sacolas plásticas  em todas as suas lojas. Com foco no conceito dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), a empresa oferece aos seus clientes soluções como embalagens retornáveis e estações de arrecadação de resíduos. Além disso, desde o dia 2 de maio, as Lojas Verdes da Vila Clementino, na cidade de São Paulo, e de Indaiatuba, no interior paulista, eliminaram a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos caixas  e  passaram a contar com novas opções de embalagens. A iniciativa é mais um avanço nas práticas sustentáveis adotadas pela rede.

O Grupo registra  mais de 4,6  milhões de unidades de sacolas retornáveis comercializadas em suas redes desde 2005. Desse total, cerca de 2,2 milhões de unidades foram comercializadas apenas em 2010. Lançado na rede Pão de Açúcar em 2005, o projeto  está disponível em todas as redes do Grupo – ExtraCompreBem, Sendas e ABC CompreBem.  O Grupo Pão de Açúcar foi o primeiro a destacar a importância e atuar de maneira bastante pragmática com relação à sustentabilidade no varejo. Há um trabalho forte na busca por alternativas viáveis e valorizadas pelos clientes e o resultado disso é que hoje todos os super e hipermercados estão envolvidos com essa causa, com diversos programas e benefícios aos consumidores.

O objetivo do Pão de Açúcar é eliminar a  distribuição gratuita de sacolas plásticas  em todas as lojas da rede até junho de 2012. A meta faz parte do Compromisso com Natureza que a bandeira Pão de Açúcar lançou no dia 5 de junho deste ano. A rede elegeu suas seis ações de maior impacto para uma operação sustentável que envolve gestão de resíduos, aumento no sortimento de produtos orgânicos, diminuição da emissão de gases, construção de lojas verdes e eliminação das sacolinhas.

Nas duas Lojas Verdes citadas, além das  treze opções de sacolas retornáveis já disponíveis em todas as lojas da rede no Brasil, os clientes encontrarão  outras opções de  embalagens, tais como: cestas acopláveis, caixas plásticas dobráveis, carrinhos de lona e dobráveis e sacolas biodegradáveis e de papelão. A rede já vendeu mais de 1, 4  milhão de unidades em seis anos. A bandeira oferece quatro opções de sacolas retornáveis em ráfia sintética (R$ 2,99), uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde” (R$ 13,99), quatro modelos feitos de PET reciclado (R$ 5,99), um modelo feito de TNT (R$ 1,90) e três modelos em PET reciclado em parceria com a SOS Mata Atlântica desde 2005 (R$ 5,99), sendo que parte da renda dessas sacolas é revertida para projetos da fundação.

Além do estímulo ao uso de sacolas retornáveis, desde fevereiro de 2009, as lojas da rede Pão de Açúcar contam com sacolas plásticas mais resistentes que suportam 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior. Na prática, isso significa que o consumidor poderá colocar em uma única sacola duas garrafas de 2 litros ou um pacote de cinco quilos de arroz, ao invés de utilizar duas ou mais sacolas para transportar essa mesma quantidade de produtos. Em relação a 2008, quando a rede ainda não possuía as sacolinhas mais resistentes, o programa já gerou uma redução de mais de 105 milhões de sacolas plásticas.

A rede Extra oferece cinco modelos de sacolas retornáveis, sendo dois deles confeccionados em material 100% PET e com parte da renda revertida à Casa Hope; dois, em ráfia sintética; e uma sacola de algodão. O hipermercado registra, desde o lançamento da ação, em  2008, mais de 1,5  milhão de unidades de sacolas retornáveis vendidas em suas lojas por todo país. Sendo 495 mil apenas em 2011. Os preços das sacolas partem de R$ 2,49. O CompreBem vem surpreendendo positivamente: já foram comercializadas  mais de 1, 3  milhão de unidades.

Ações de incentivo

Para incentivar o uso das sacolas retornáveis, o programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais, da rede Pão de Açúcar, criou em março de 2009 uma promoção que beneficia com pontos a mais aqueles que utilizarem sacolas retornáveis em suas compras.  A ação já contabilizou mais de 10 milhões de pontos desde o seu início. Só em 2010, mais de 9 milhões de pontos foram distribuídos, o que significa uma redução de 4,5 milhões de sacolas plásticas.

No programa Pão de Açúcar Mais, os clientes participantes ganham pontos que são trocados por vale-compras. Cada R$ 1,00 é igual a 1 ponto. Os clientes MAIS que utilizarem as sacolas retornáveis em suas compras em vez de saquinhos plásticos, ganham 5 pontos a mais.

Estações de reciclagem

Complementando o ciclo de consumo consciente, as sacolas plásticas e demais embalagens podem ser reutilizadas e também recicladas. Desde 2001, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e Extra H2OH! disponibilizam para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, alumínio, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas do Grupo e  já arrecadaram mais de 46 mil toneladas. Em 2010 foram mais de 10 mil toneladas arrecadadas e doadas para Cooperativas de Reciclagem parceiras dos programas. Um recorde desde que o programa começou. Além disso, desde 2008 foram coletados mais de 500 mil litros de óleo de cozinha usado, os quais foram destinados para a produção de biocombustível. O Grupo Pão de Açúcar oferece 225 postos de arrecadação de material reciclável em 31 municípios brasileiros e o Distrito Federal.

Caixa Verde

Lançado em março de 2008, o Caixa Verde, programa de reciclagem pré-consumo, do Grupo Pão de Açúcar, já arrecadou mais de 1,3 milhão de embalagens (papel, plástico, latas de alumínio e vidros), sendo mais de 600 mil em 2010. No início, o programa estava presente em apenas seis lojas; hoje, já é possível encontrá-lo em 132 lojas do grupo (67 supermercados Pão de Açúcar e 65 Extra). Com a adesão dos clientes que passam a depositar as embalagens em urnas instaladas nos caixas das lojas, a ação visa multiplicar os conceitos de consumo consciente junto aos seus clientes e toda comunidade. O descarte pré-consumo possibilita que a reciclagem seja feita antes do consumidor levar o papel ou plástico que embala as mercadorias para casa, ou seja, ao invés de levar a pasta de dentes e sua respectiva caixinha, o cliente carrega só o tubo e já descarta a embalagem para reciclagem no ato da compra.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar

O respeito ao meio ambiente faz parte da gestão estratégica do Grupo Pão de Açúcar, que segue todas as normas ambientais reguladoras do setor e busca constantemente maneiras de aprimorar seus processos. Além de investir na ecoeficiência de seus empreendimentos e atividades diárias, o Grupo procura melhorar suas metodologias e ferramentas de análises de indicadores de desempenho ambiental.  Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

Mais informações:

Tels: 3886-0926/0307/0465
Social Media NewsRoom, canal exclusivo para imprensa
Twitter: @ImprensaGPA

Caroline Colunna
Tel: (11) 3886-0926
[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?