RESÍDUOS – Política da Positivo Informática para redução de lixo eletrônico

RESÍDUOS – Política da Positivo Informática para redução de lixo eletrônico

A política ambiental e a gestão de resíduos da Positivo Informática, bem como as ações realizadas pela companhia para evitar a poluição, foram todas detalhadas nas respostas enviadas ao questionário do Idec e serão descritas abaixo.
Os objetivos e metas ambientais da Positivo Informática estão concentrados na redução da geração de resíduos e prevenção da poluição, por meio de planos de gestão ambiental (PGA). Uso de novos materiais na fabricação de computadores, aproveitamento e consumo de fontes alternativas de água e reciclagem de materiais aproveitáveis são alguns exemplos de medidas adotadas.
Além disso, a Positivo Informática realiza ações para a redução do impacto ambiental de seus resíduos, por meio de procedimentos específicos, como parte da interação entre os sistemas de gestão da qualidade e do meio ambiente. Todas as medidas de atenuação, análise preventiva e corretiva estão de acordo com as normas da NBR ISO 14001:2004. A empresa possui uma área de 700 metros quadrados destinada ao gerenciamento de todos os resíduos gerados no processo produtivo da fábrica. Esta central, totalmente coberta, possui estrutura completa – com prensas, compactador para resíduos orgânicos, caçambas para papelão, carrinhos de transporte, além de locais específicos e apropriados para resíduos tais como plásticos, lâmpadas, papel, baterias e eletrônicos em geral. A partir dessa Central, os resíduos são encaminhados às empresas especializadas e licenciadas, para descontaminação e reciclagem.
A comunicação sobre a política e práticas ambientais da Positivo Informática ao público interno é feita por meio de publicação periódica (jornal eletrônico Econscientização) e mensagens via e-mail, intranet, além de programas de treinamento.
A comunicação aos consumidores é feita por meio de todos os canais de relacionamento com o cliente da Positivo Informática – manual do produto, site (www.positivoinformatica.com.br) e a Central de Relacionamento Positivo, o SAC da companhia. Pela equipe da CRP, o consumidor é aconselhado a analisar se existe a possibilidade de fazer uma doação para alguma entidade beneficente ou de ensino, que ainda possa aproveitar o material. Caso contrário, o equipamento ou partes dele devem ser encaminhados às assistências técnicas, que realizarão o envio para a Central de Resíduos da Positivo Informática, em Curitiba. A empresa possui uma rede de cerca de 400 assistências técnicas por todo o País. O consumidor pode obter informações sobre a autorizada mais próxima pela CRP ou pelo site da empresa.
A Positivo Informática ainda disponibiliza o e-mail [email protected] e dois telefones (41. 3239 7513 ou 41. 3239 7518) para mais informações técnicas sobre a composição dos produtos e embalagens.
Vale acrescentar, ainda, que a Positivo Informática está desenvolvendo um projeto em parceria com a Universidade Positivo com o objetivo de avaliar e comparar vantagens e desvantagens relacionadas ao descarte ou extensão da vida útil de computadores, considerando critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?