Redução de emissões

Redução de emissões

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e a The Nature Conservancy (TNC) lançam, com apoio da GTZa, a publicação Guia de Projetos de REDD+ na América Latina. O documento é uma versão atualizada da primeira edição, lançada em inglês durante a COP-15, e traz um panorama da situação atual dos projetos de REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal) desenvolvidos na região.
O objetivo do guia é apresentar o status atual das negociações de REDD+ no âmbito da Convenção do Clima (em sua sigla UNFCCC) e descrever de maneira detalhada, porém simplificada e acessível, as propostas que se encontram em estágio mais avançado de desenvolvimento na AL.
O guia apresenta 17 projetos, cujas informações foram obtidas por meio de questionários aplicados aos proponentes das ideias, e traz informações específicas sobre os aspectos técnicos e metodológicos, bem como a estratégia financeira adotada por cada um deles. Destes, 59% estão em fase de desenho e 42% em implementação, dos quais 18% já estão em processo de venda de créditos.
O guia descreve ainda uma análise sobre como a relação entre os custos de implementação e o potencial de geração de reduções de emissões pode influenciar a estratégia financeira do projeto, determinando o preço mínimo pelo qual cada tonelada de CO2 deve ser vendida ou negociada para garantir sua sustentabilidade financeira . O custo médio de geração de reduções de emissões dos projetos analisados é de US$3,22 por tonelada de CO2 – este valor varia de acordo com diversos fatores como situação fundiária, escopo das atividades previstas, entre outros.
O Guia está disponível na página do Idesam (www.idesam.org.br) e da TNC-Brasil a (http://www.nature.org).
Mais informações:
Mariana Salto
(11) 3168-1412
[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?