Redes inteligentes

Redes inteligentes

Seguindo o pacote econômico norte-americano de incentivo às energias limpas, dois grandes projetos estão sendo anunciados, ambos com a finalidade de implementar redes inteligentes de transmissão de dados, dando aos consumidores a capacidade de melhor monitorar e gerenciar a utilização elétrica e custo de consumo quase em tempo real via internet.
Um “smart grid” é uma rede de distribuição elétrica inteligente composta sensores avançados, e computadores especializados. Ele pretende reduzir o uso de energia dos consumidores, auxiliar na integração das energias renováveis para a rede de eletricidade e melhorar sua confiabilidade.
A CenterPoint instalará mais de 145,000 contadores pela cidade de Houston (EUA) até o final de 2009. O valor investido poderá ser recuperado no período de 12 anos. As empresas fornecedoras de energia cobrarão U$ 3,24 mensalmente por sistema instalado durante dois anos antes de sofrer reajuste.
A GE, parceira na iniciativa, fornecerá seus rádios MDS Mercury 3650 como a engenharia do serviço, para permitir a transmissão de dados à central da CenterPoint’s MAS, das casas dos consumidores e das empresas através do sistema.
O sistema da GE permitirá ao CenterPoint ler o registro dos consumidores em tempo real, além de ter a capacidade de ligar e desligar os aparelhos individuais para distribuir a carga de transmissão e melhorar a eficiência energética. Esta gestão de energia será equivalente a um contrato onde, por exemplo, reduzir o tempo máximo da utilização de ar-condicionado por dia.
O projeto pretende, além de diminuir o consumo de energia, estimular o surgimento de um novo comportamento do consumidor, seja ou não em horas de pico.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?