A Petroquímica Mogi das Cruzes (Petrom) recebeu, no dia 12 de dezembro, Menção Honrosa na categoria Empresa do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, instituído pela Abiquim. A divulgação aconteceu durante o Encontro Anual da Indústria Química, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, onde reuniu empresários, executivos e dirigentes de entidades representantes dos segmentos da cadeia química.
Em sua 16º edição, o evento apresentou as perspectivas do setor para o próximo ao e os riscos e oportunidades no cenário econômico mundial. O diretor comercial da Petrom, Pedro Roquete, explicou que a conquista da Menção Honrosa em um evento deste porte foi “um momento de enorme importante para a história da empresa, coroando anos de investimento em pesquisa de desenvolvimento de novos produtos direcionados aos mercados em que atua”.
O título da pesquisa apresentada pela Petrom foi : Sustentabilidade Lúdica: Uso de um Aditivo Bioderivado na Produção de Brinquedos. A idéia da pesquisa surgiu ao estudarem o competitivo mercado de brinquedos, que, devido à concorrência acirrada com produtos importados (sobretudo chineses), demanda constante inovação e o uso de matérias-primas com custos acessíveis e de qualidade comprovada. Atualmente, a produção mundial de plastificantes é estimada em 5,9 milhões de toneladas, sendo que a classe de compostos conhecida como ftalatos representa 85 % do volume de todos os plastificantes produzidos.
A Petrom, motivada pelas demandas mercadológicas, iniciou em 2006 um programa de P&D visando a obtenção de plastificantes não-ftalatos que aliassem segurança, desempenho e sustentabilidade. Alinhados a essas questões, identificaram uma série de compostos derivados de fontes renováveis e que exibem boa compatibilidade com resinas de PVC. A partir desse estudo exploratório desenvolveram um método de modificação de óleos vegetais para a obtenção de produtos que atuam simultaneamente como plastificantes primários e como co-estabilizantes térmicos em formulações de resinas vinílicas.
A pesquisa resultou na produção de uma linha composta por vários plastificantes de origem renovável, chamado então de “PLS Green”. Apesar de todos os produtos desenvolvidos apresentarem conteúdo renovável, exibirem ótima compatibilidade com o PVC e boa eficiência, um deles se destacou pelo fato ser totalmente bioderivado. Este produto, doravante chamado de bioplastificante, foi preparado a partir da combinação de um óleo vegetal modificado e um álcool superior obtido de um resíduo das usinas de etanol. Esta característica é bastante interessante, pois a produção do bioplastificante reduz a pressão sobre os recursos não-renováveis e leva a um produto mais seguro do ponto de vista toxicológico, no tocante à produção e uso.
Estima-se que cada quilograma de bioproduto preparado reduz na mesma quantidade a emissão de gases estufa. O bioplastificante apresenta um bom potencial de geração de receitas e é produzido com baixo consumo energético. As matérias-primas, rotas reacionais e condições de processamento estão alinhadas com vários conceitos da “Química Verde” e com a visão de da Petrom em atender aos critérios de sustentabilidade e às demandas do mercado.
Sobre o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia
O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, instituído pela Abiquim, tem como objetivo promover a pesquisa e a inovação em Química ao reconhecer e divulgar trabalhos desenvolvidos no Brasil por empresas, pesquisadores e empresas nascentes. O nome Kurt Politzer, adotado em 2011, é uma homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Kurt Politzer colaborou por quase 30 anos com a Abiquim. Ele foi membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia, sendo um dos responsáveis pela criação, em 2001, do Prêmio Abiquim de Tecnologia. Os vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia foram anunciados no Encontro Anual da Indústria Química, realizado no dia 12 de dezembro de 2011, em São Paulo.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.