Quinta edição da Brasil Certificado acontece de 10 a 12 de abril

Quinta edição da Brasil Certificado acontece de 10 a 12 de abril

A quinta edição Brasil Certificado, evento bianual promovido pelo Instituto de Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) em parceria com as ONGs Amigos da Terra Amazônia Brasileira, Sustainable Agriculture Network, Rainforest Alliance e Forest Stweardiship Council chega com um novo conceito: Inovação e Sustentabilidade nos Negócios.

Tradicionalmente voltada para as empresas que já conquistaram a certificação socioambiental FSC, para produtos florestais ou da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) para as commodities agrícolas, a Brasil Certificado abre suas portas para todas as empresas que tenham compromissos públicos, práticas responsáveis de produção e a certificação em suas cadeias produtivas.

“Reunimos empresas e produtores que estão inovando em suas práticas de sustentabilidade através do compromisso com os sistemas FSC e RAS de certificação socioambiental. Estes sistemas, reconhecidos e aplicados no mundo todo, garantem práticas socioambientais de produção que promovem a sustentabilidade e que são muito superiores à performance média no setor”, afirma Maurício Voivodic, secretário-executivo do Imaflora.

Construção

Pela primeira vez, a Brasil Certificado contará com a participação de entidades do setor da Construção Civil, que responde pela imensa maioria da madeira consumida no Brasil, incluindo as originárias da Amazônia.

Estarão presentes o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP) , signatário do Programa Madeira é Legal, ao lado de outros signatários representantes dos setores construtivos da madeira, da construção civil e de órgãos técnicos, que tem como objetivo divulgar ações que incentivem e promovam o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil.

Por considerar esse engajamento de alta relevância, o Imaflora tem empreendido ações para estimular o engajamento do setor, dentre elas a verificação de políticas de compra em construtoras e suas obras.

Primeiro cenário certificado

Na mesma linha, a de certificação de estruturas de madeiras que comprovem a utilização de madeira certificada FSC, o Imaflora acaba de realizar uma certificação inédita , a do cenário do programa Sr Brasil, apresentado pelo ator e cantor Rolando Boldrin, transmitido pela TV Cultura.

A coordenadora de certificação do Imaflora, Daniele Rua, explica que a proposta é única no mundo: “acredito que essa certificação servirá de modelo para a de outros palcos dentro e fora da televisão. Sem dúvida, esta é uma proposta que poderá ser replicada para outros tipos de projetos tais como, casas, prédios, que tenham como premissa o uso de madeira certificada FSC”.

Laranja

A certificação da laranja ganha força e desponta como tendência no setor. Nos últimos meses, o Imaflora certificou as primeiras fábricas de duas das maiores produtoras de suco de laranja do país, a Citrovita e a Cutrale. Esse crescimento é explicado pela demanda do mercado externo, que compra 98% da produção de suco de laranja brasileiro e para o qual a ter certificação socioambiental é condição para fechar negócio.

“A certificação deixou de ser uma iniciativa isolada de um grande produtor e passa a influenciar todo o setor agropecuário no Brasil,que pode passar a produzir o suco certificado em grande escala” avalia Luis Fernando Guedes Pinto, gerente de certificação agrícola do Imaflora.

Café

Juntamente com esta tendência, o café continua demonstrando seu compromisso com a certificação, já que cooperativas como Cooxupé e Copermonte aumentaram suas áreas certificadas de forma significativa. Cinqüenta por cento da produção é exportada.

Serviço:
Quando: de 10 a 12 de abril de 2012, das 13h às 20h
Onde: Cento de Eventos São Luis, rua Luís Coelho, 323
Outras informações: www.brasilcertificado.com.br e www.imaflora.org

Sobre o Imaflora

O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola.

Sobre Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (www.amazonia.org.br)

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural.

Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, com foco prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica.

A entidade é completamente independente. Participa de redes internacionais como Banktrack e BICECA e mantém acordos de parceria com vários grupos da rede Friends of the Earth International, porém sem vinculação formal.

Sobre a RAS (www.sanstandards.org)

A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) promove a agricultura eficiente e produtiva, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades por meio da criação de normas sociais e ambientais.

A RAS é uma rede global, fundada na América Latina, composta por organizações não-governamentais independentes. Entre elas está a Imaflora, representante da rede no Brasil e uma das fundadoras da RAS. Cada organização parceira da RAS contribui com o seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento da Rede.

Sobre o FSC (www.fsc.org)

O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo responsável das florestas do mundo.

O FSC é um fórum único onde as partes interessadas de todo o mundo se encontram e, por meio de fortes processos multi-stakeholders (com a participação das diversas partes interessadas), definem critérios sociais e ambientais essenciais para o manejo florestal. Esses princípios fundamentais são realizados nas florestas em todo o mundo por meio da certificação FSC.

Através de programas, serviços e soluções que suportem a certificação FSC, o Forest Stewardship Council capacita organizações, empresas e comunidades para apoiar o manejo florestal que atenda às necessidades sociais, econômicas e ecológicas das gerações presentes e futuras.

Sobre a Rainforest Alliance (www.rainforest-alliance.org)

A Rainforest Alliance trabalha com pessoas cuja subsistência depende basicamente da terra, ajudando-as a hospedar turistas e a transformar a maneira de cultivar alimentos e madeira. Grandes corporações multinacionais, pequenas organizações, cooperativas comunitárias, empresas e consumidores de todo o mundo estão envolvidos nos esforços da Rainforest Alliance em promover a produção responsável de bens e serviços em um mercado global cuja demanda por sustentabilidade é cada vez maior.

Mais informações:

Fátima Nunes – MTb 13.100
(11) 8274-5553 /9622-6580
[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?