Qual é o seu Plano B?

Qual é o seu Plano B?

Em seu mais recente livro, Lester Brown conclama governos, organizações e indivíduos a tomar parte na construção de uma economia de baixo carbono
“Se quisermos salvar a civilização, precisamos nos tornar politicamente ativos e isso significa, não apenas votar em eleições, mas também trabalhar em algumas questões importantes. Salvar civilizações não é um esporte para expectadores”, afirma Lester Brown. No livro Plano B 4.0, cuja edição brasileira será lançada no dia 22 de outubro, o autor convida toda a sociedade a tomar parte no processo de construção da economia de baixo carbono e aponta caminhos e recursos já disponíveis para governos, organizações e indivíduos.
Brown recomenda que se escolha uma questão específica, como banir a construção de novas usinas termoelétricas de carvão, desenvolver um programa de reciclagem na comunidade, ou ainda trabalhar em movimentos sociais para ajudar a estabilizar a população mundial. “Caso contrário, vamos testemunhar o declínio de nossa civilização que terá o mesmo desfecho dos Sumérios e dos Maias, se o sistema de suporte da economia do meio ambiente – as florestas, solos, açudes – continuar sendo deteriorado”, afirma.
Segundo ele, o Plano B não se orienta pelo que fizemos no passado, mas pelo que precisamos fazer no futuro. Oferece uma visão de como pode ser o futuro, um mapa de como ir daqui até lá, e um cronograma para cumprir o percurso. “Não se baseia no pensamento convencional, até porque foi ele que nos colocou no meio dessa confusão. Pelo contrário, adota um jeito diferente de pensar, uma nova mentalidade, para nos tirar da presente situação. O Plano B é obviamente ambicioso e, para alguns, impossível”, destaca.
– Confira aqui o Plano B em prática.
– Leia aqui mais textos sobre o Plano B 4.0 de Lester Brown.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?