PUC-SP sedia 10ª Conferência Nacional de Inovação e Gestão

PUC-SP sedia 10ª Conferência Nacional de Inovação e Gestão

Educar para inovar, inovar para sustentar” é o tema da 10ª Conferência Internacional sobre Inovação e Gestão (ICIM – em inglês) que acontecerá de 2 a 4 de dezembro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos do Futuro /NEF, vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia e Administração de Empresas sob a coordenação geral do professor e pesquisador da PUC/SP, Arnoldo José de Hoyos Guevara.

São encontros acadêmicos anuais já realizados em diversos países por um grupo de Universidades e conta com a participação de especialistas em inovação de cerca de 30 países. Inicialmente foram organizados por três grandes grupos: WUHAN University of Technology da China; YAMAGUCHI University of Technology do Japão e TILBURG UNIVERSITY, na Holanda. Em 2008, a PUC/SP se integrou nessa rede internacional de universidades dedicada à pesquisa na área da Inovação, e que em particular, organiza os eventos anuais ICIM nos diversos países.

O ICIM tem como objetivo reunir os principais cientistas acadêmicos, pesquisadores e estudiosos para trocarem e compartilharem suas experiências e resultados de pesquisa sobre todos os aspectos da Inovação e Gestão, e discutir os desafios práticos encontrados e as soluções adotadas.

Neste ano, em sua 10ª Conferência Internacional sobre Inovação e Gestão discutirá os seguintes temas: “Tecnologias Sociais”; “Cidades Inovadoras e Sustentáveis”; “Energias Renováveis”; “Educação e Sustentabilidade”; “Inovação e Saúde”; “Gestão e Liderança”; “Economia Verde e Economia Criativa”; “Novas Tendências e Temas Emergentes”; “Design Thinking”. O programa inclui conferências, mesas redondas e sessões paralelas com apresentação de trabalhos acadêmicos.

A sessão solene de abertura será no dia 2 de dezembro, às 18h, no Teatro Tuca, presidida pela reitora Anna Maria Marques Cintra. Em seguida, haverá coquetel e apresentação cultural. O credenciamento dos participantes será no hall do teatro, a partir das 14h.

No dia 3 o programa tem início às 9h, também Tuca, com sessão magna sobre o tema “Inovação e desenvolvimento Sustentável”, reunindo o presidente da FINEP, Cláudio Arbix; a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi e o economista e professor da PUC, Ladislau Dowbor.

“Promovendo a Inovação Aberta e Colaborativa através do intercâmbio internacional”, é o tema da conferência que será realizada pelo representante da University of Toronto Transcript Centre (UTTC), na Tailândia, Jakarin Srimoon, das 11h40min às 12h30min, também no teatro Tuca. Para a parte da tarde o programa inclui duas mesas redondas e sessões paralelas de apresentação de trabalhos.

A primeira mesa será das 14h às 15h30min, intitulada “Políticas e Práticas de Inovação no Brasil”, reunindo o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Carlos Eduardo Calmonovi; Rubén Dario Sinisterra, presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e Gerson Pinto, vice-presidente da Inovação NATURA.

O tema da segunda mesa redonda, das 16 às 17h30min, é “Cidade Inovadoras e Sustentáveis”, reunindo o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Marcos Weiss, do Centro Universitário da FEI/SP – INNOVAR&S –  Núcleo de Ensino e Pesquisa em Inovação; o gestor de Inovação, João Brito Martins da Companhia de Energia, EDP Brasil; Claudio Luiz Marte – IPT/USP: Mobilidade Urbana.

No dia 4, o programa começa, às 9h, com o tema “Educação e Futuro”, reunindo José A. Valente, Unicamp; Ubiratan D´Ambrosio,  PUC-SP; e Nabi Bux Jumani,  IIU-Paquistão.  No período das 11h às 12h30min será realizada a mesa redonda “Energias Renováveis” com Edmilson Moutinho, do Instituto de Energia e Ambiente (USP); Eduardo Bernini, da Tempo Giusto Consultoria.

“Empreendedorismo Sócio Ambiental” é o tema da mesa redonda que ocorrerá das 14 às 15h30min, com Joelson Nascimento, CEAT/USP; Diana Garcia, diretora da Fundación Cláritas; Armando Tortelli, presidente da Anpecom; e Marcos Bernardes, Unifei. Após o coofee break, haverá a conferência “Trends in Strategic Alliances”, com Dave Luvison, Keller Graduate School of Business, Holanda.

O programa inclui ainda apresentação de trabalhos acadêmicos, das 17 às 18h, de estudantes da China, Japão, Holanda, Coreia e Tailândia. Além disso, no período das 9h às 16h30min, os alunos de Pós-Graduação do Brasil também farão apresentação de trabalho.

Serão apresentados no total das sessões paralelas aproximadamente 100 trabalhos de pesquisa em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, concluídos e / ou em execução. Haverá certificado para os participantes nas diversas categorias (comitê organizador, autores, apresentadores, palestrantes, mediadores de mesa e de salas).

Os interessados poderão se inscrever pelo site: http://www.pucsp.br/icim/portugues/programacao/index.html e também no dia de abertura do evento.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?