Inovações em infraestrutura impulsionam as Cidades do Futuro

Inovações em infraestrutura impulsionam as Cidades do Futuro

O desenvolvimento de uma infraestrutura urbana e sustentável é um dos grandes desafios do século XXI.

Com mais de metade da população mundial concentrada em cidades que, coletivamente, somam menos de dois por cento da superfície do planeta, a pressão que está sendo agora exercida sobre a infraestrutura urbana não tem precedentes.

Esta demanda mundial por mais infraestruturas deverá exigir investimentos de dezenas de trilhões de dólares durante as próximas quatro décadas para desenvolvimento e manutenção de áreas urbanas sustentáveis e habitáveis que respondam às necessidades da população, da economia e do meio ambiente.

É neste contexto que a Área de Global Infrastructure da KPMG tem o prazer de anunciar a segunda edição do relatório Infrastructure 100: World Cities Edition (Infraestrutura 100: Edição Cidades do Mundo). É um relatório que apresenta os cem projetos mais inovadores e inspiradores de infraestrutura urbana de todo o mundo. Publicada durante o recente World Cities Summit em Singapura, esta edição conta detalhes sobre projetos de infraestrutura que contribuem para a existência de grandes cidades, dando um foco especial a um conjunto de inovações que as tornam em “Cidades do Futuro”, “lugares onde as pessoas querem viver e fazer negócios”.

“A infraestrutura urbana existente precisa urgentemente de revitalização e as demandas por nova infraestrutura aumentaram vertiginosamente para atender às necessidades básicas de uma população em forte crescimento. As cidades já abrigam mais da metade da população mundial e o número deverá aumentar em mais de três bilhões até 2050″, disse Nick Chism, responsável pela Área de Global Infrastructure da KPMG. “O relatório World Cities Edition aborda especificamente os desafios enfrentados pelas cidades de todo o mundo e apresenta 100 projetos inovadores que podem inspirar os leitores a conceber, financiar e desenvolver projetos de infraestrutura que façam uma diferença positiva nas cidades onde vivemos”.

Regiões por todo mundo enfrentam enormes desafios em termos de infraestrutura cuja resolução é essencial para assegurar a sua saúde econômica. Esses desafios poderão decorrer da necessidade de gerir o grande crescimento da população urbana, a necessidade de modernizar uma infraestrutura antiga ou da necessidade de gerir uma base populacional contributiva em declínio.

“As cidades estão a assumir um papel cada vez mais importante na economia dos seus países. No entanto, as atuais condições econômicas globais e as recentes medidas de austeridade resultaram numa necessidade de identificar soluções inovadoras para realização dos necessários investimentos em infraestrutura”, disse James Stewart, Presidente da Área de Global Infrastructure da KPMG. “Projetos estratégicos de infraestrutura para cidades estão proporcionando renovação econômica através da conexão das comunidades e aumento de postos de trabalho criando impactos de longo prazo e crescimento tangíveis. Mas a importância de se investir em infraestrutura robusta e inteligente não pode ser subestimada.”

Infrastructure 100: World Cities Edition

Os projetos apresentados no relatório Infrastructure 100 resultam de aproximadamente 20 projetos selecionados por painéis de juízes especialistas independentes de cinco regiões do mundo: Ásia/Pacífico, América do Norte, América Latina, Europa e Médio Oriente e África. Os projetos foram classificados em 10 categorias, nomeadamente: Mobilidade Urbana, Conectividade Global, Regeneração Urbana, Educação, Cuidados com Saúde, Água, Cidades Novas e Ampliadas, Reciclagem e Gestão de Resíduos, Infraestrutura de Energia Urbana, e Infraestrutura de Comunicações.

Cinco painéis de juízes regionais avaliaram centenas de submissões com base nos seguintes critérios: viabilidade, impacto social, complexidade técnica e/ou financeira, inovação e impacto na sociedade.

Entre os 100 projetos identificados pelos painéis de juízes regionais, 10 foram selecionados por um painel global de juízes como sendo os mais notáveis dentro de cada categoria. Nesta edição de 2012, os projetos a destacar são os seguintes:
Mobilidade Urbana: Acesso ao East Side (lado leste), Cidade de Nova York, Estados Unidos da América
Conectividade Global: Corredor Industrial Deli-Bombaim, Deli a Bombaim, Índia
Regeneração Urbana: Desenvolvimento Regional de Oresund, Dinamarca e Suécia
Educação: Universidade para Mulheres Princesa Nora Bint AbdulRahman, Riad, Arábia Saudita
Cuidados com a Saúde: Royal London Hospital, Londres, Reino Unido
Água: Instalação de Dessalinização Tuas II, Tuas, Singapura
Cidades Novas e Ampliadas: Cidade Ecológica de Tianjin, Tianjin, China
Reciclagem e Gestão de Resíduos: Sistema de Esgoto de Túneis Profundos, Kranji a Changi, Singapura
Infraestrutura de Energia Urbana: Cidade Inteligente, Búzios, Brasil
Infraestrutura de Comunicações: Projeto de Cabo BRICS, África do Sul e Ilhas Maurícias

Veja a lista completa dos 100 projetos on-line, no seguinte endereço eletrônico: www.kpmg.com/infrastructure100.

Sobre a Área de Global Infrastructure da KPMG

Os profissionais de Global Infrastructure da KPMG estão presentes em 146 países, prestando consultoria para governos, promotores e investidores durante o ciclo de vida de projetos de infraestrutura é “desde a estratégia e financiamento até disponibilizarão da infraestrutura e sua reversão. Ao combinar um conhecimento global com a experiência prática local, os profissionais de Infraestrutura da KPMG trabalham para fornecer continuamente aconselhamento integrado e resultados efetivos para ajudar os clientes a alcançarem o sucesso. Para mais informações, visite o site www.kpmg.com/infrastructure.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?