Projeto Pescar

Projeto Pescar

Um projeto de responsabilidade social que atua em todo o Brasil levando para dentro das empresas associadas uma tecnologia social que capacita e forma jovens em situação de vulnerabilidade social.

Este é o Projeto Pescar.

Com 36 anos de credibilidade, tem como missão criar oportunidades de qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e cidadania através da oferta de cursos gratuitos de Iniciação Profissional.

O padrão educacional e a alta profissionalização que o Projeto Pescar construiu ao longo destas mais de três décadas não encontram similar no mercado brasileiro. Mesmo aplicado a diferentes contextos, a metodologia e o engajamento com a causa garantem a proteção dos direitos dos adolescentes e jovens. Os números de 2011 comprovam que esta meta vem sendo atingida: são 2.635 jovens atendidos (53,28% meninos e 46,72% meninas), que receberam 127.706 horas de formação, numa média de 893 horas por turma.

A média de aproveitamento destes jovens no mercado é alta: cerca de 70% deles encontram uma colocação no mercado de trabalho nacional logo após a sua formatura. A frequência média de participação, bem como o contingente que conclui o curso, é de praticamente 100%. Colaboram para isso os cerca de 3,8 mil voluntários que atuam em prol de um futuro melhor para estes adolescentes e suas famílias.

Isso tudo motivou a instituição a criar o selo “Esta empresa investe nos Jovens”. Criada para que as empresas associadas apliquem em seus materiais institucionais, o selo tem o objetivo de divulgar e multiplicar a Rede Pescar através do exemplo de quem viabiliza o acesso ao mundo do trabalho e a conquista da cidadania.

Acompanhamento constante

O Pescar sistematizou a experiência acumulada nesses 36 anos para implementação de uma prática de Responsabilidade Social reconhecida nacional e internacionalmente, com fácil aplicabilidade, custos otimizados e resultados comprovados. Durante todo o processo de implantação da Unidade, seleção de educadores sociais e desenvolvimento dos cursos de Iniciação Profissional, a Fundação capacita, acompanha, avalia e supervisiona os responsáveis pela formação dos Jovens.

Através do trabalho desenvolvido no decorrer do curso, que tem 60% dos conteúdos relacionados a Desenvolvimento Pessoal e Cidadania, os Jovens adotam uma postura diferenciada frente à vida. Tornam-se mais pró-ativos e dificilmente deixam as oportunidades passarem. A Fundação possui 41 cursos diferentes, o que possibilita à empresa aliar a capacitação realizada, à realidade socioeconômica e as necessidades do mercado da sua região.

Transformação social

Em pesquisa produzida pela agência Box 1824, foi constatado que 55% dos jovens, com idade entre 18 e 24 anos, desejam ter acesso à formação profissional para arranjar um emprego, ativo bastante importante para o desenvolvimento do Brasil e que precisa ser aproveitado. E é justamente por esta causa que o Projeto Pescar atua.

O empresário André Gerdau Johannpeter, Diretor-presidente da Gerdau, uma das empresas mantenedoras do Projeto Pescar, declara que o trabalho junto ao Pescar vai ao encontro das diretrizes e políticas de responsabilidade social da empresa. “Com o apoio da entidade, temos capacitado, anualmente, mais de 140 jovens, oriundos de famílias de baixa renda, mas comunidades localizadas em sete cidades em que a Gerdau atua no Brasil. O objetivo é estimular os jovens para o exercício de uma profissão e facilitar sua inserção no mercado de trabalho”, diz.

O Presidente da Volvo CE Latina America, Yoshio Kawakami, é outro empresário que atesta a credibilidade e importância do Pescar em sua empresa. “Reconhecemos o valor do Projeto Pescar, atavés da formação técnica que ele proporciona, mas, também, pelo seu poder de transformação e crescimento, preparando os jovens para desafios presentes e para um futuro com muito mais oportunidades”.

Novo site

A Fundação Projeto Pescar está de portal novo em 2012. Com layout mais atrativo e fácil navegabilidade, o portal terá mais informações sobre as Unidades e maior visibilidade para as ações da  Rede Projeto Pescar. Este investimento dá a real dimensão do Projeto Pescar, colaborando para tornar a atuação da instituição conhecida e reconhecida nacionalmente. O endereço é: www.projetopescar.org.br.

Neste endereço também podem ser encontrados os relatórios sociais da fundação, inclusive o último documento, relativo aos dados de 2011.

História

Idealizado pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, o projeto surgiu a partir da filosofia inspirada no provérbio de Lao Tsé de não dar o peixe, mas, sim, ensinar a pescar. A ideia surgiu quando Linck resolveu montar uma sala, nas dependências da própria empresa, para atender aos 15 jovens em vulnerabilidade socioeconômica  selecionados nas comunidades do entorno da Linck S. A. Desde 1995, o Projeto é administrado pela Fundação Projeto Pescar, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais.

Nestes 36 anos dedicados à profissionalização para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal, o Projeto Pescar já recebeu diversas premiações. Destacam-se: Prêmio Tecnologia Social – 1ª Edição – 2001, pela Fundação Banco do Brasil;  Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul 1998, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); Top Premium Brasília, do Hospital Brasília (2009), e o Top Cidadania 2010, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RS, na categoria Instituições sem fins lucrativos, entre outras importantes distinções.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?