Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade está com inscrições abertas

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o  4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Fundação Dom Cabral (FDC). Os projetos podem ser inscritos até 20 de janeiro de 2014 pelo site: http://www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.

Entre as novidades da premiação está a inclusão da categoria Reportagem Jornalística, a adoção do quesito “inovação” como pilar permanente do Prêmio e a periodicidade, que passa a ser anual. Com o ingresso da área de jornalismo, o prêmio fica com quatro categorias, três delas com subcategorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Os vencedores receberão um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.

“Aqui no Brasil, falta capital de risco para investir em inovação. Temos boas ideias, mas faltam empresas com coragem para investir em novos projetos”, afirma o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, que acredita na premiação como um canal de exposição de práticas que pode contribuir para viabilizar iniciativas sustentáveis.

De acordo com o professor da Fundação Dom Cabral, Cláudio Boechat, o varejo é um dos setores que mais tem potencial de educar as pessoas para adquirir produtos e serviços sustentáveis. “Ele é a ponte entre a indústria e o consumidor, então deve assumir o papel de educador e promotor de práticas sustentáveis para termos um planeta muito mais saudável para viver.”

O propósito do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade é ampliar o número de inscritos em relação a edição anterior, quando a premiação alcançou 1 mil. “Pretendemos divulgar amplamente o Prêmio, pois só assim, os projetos serão conhecidos e financiados, além de incentivarmos outras pessoas a desenvolver suas ideias inovadoras”, afirma Boechat.

Critérios de avaliação

A avaliação dos projetos e a escolha dos vencedores serão baseadas nos seguintes critérios: inovação, relevância para o negócio, relevância para as demais partes interessadas, amplitude, resultado e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral. São eles: ética nos negócios; Procedência dos produtos; Cadeia de suprimentos; Empregados; Operações do negócio; Logística; Atributos de qualidade dos produtos e serviços; Atendimento; Marketing; Consumo consciente; Crédito responsável; Concorrência; Interatividade com as comunidades; Mercados inclusivos; Autorregulação e interatividade com o poder público; e Meio ambiente.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de 5 milhões de empregos.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?