Prêmio ArcelorMittal celebra 20 anos de ações ambientais em BH

Prêmio ArcelorMittal celebra 20 anos de ações ambientais em BH

No dia 22 de novembro (terça-feira), o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente celebra 20 anos de ações em prol da educação ambiental. Uma trajetória que já conta com a participação de aproximadamente 5 milhões de crianças e adolescentes e com a mobilização e capacitação de educadores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A solenidade, que celebra o sucesso desse projeto, acontece a partir das 13h30m, no Minascentro (Teatro Granada), em Belo Horizonte. O evento oferece uma programação variada, com homenagens a alunos, educadores, parceiros e idealizadores do projeto, espetáculos, exposições e oficinas e com a entrega da premiação de 2011.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente incentiva educadores a debaterem questões atuais ligadas ao meio ambiente, ética e cidadania na sala de aula. “O concurso de redação ou desenho é o final do processo. O mais importante são os professores e alunos receberem o material, cujo conteúdo é trabalhado de maneira transversal, em várias disciplinas. Assim conseguimos contribuir para a formação de milhões de crianças”, afirma o diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal Brasil, Leonardo Gloor.

Em sintonia com a temática da premiação deste ano – “Ideias para sustentar o mundo” -, o evento terá show da Banda CO2 Zero, que convida o público a participar do espetáculo pedalando bicicletas ergométricas adaptadas com geradores elétricos. Além de colocar a plateia para gerar energia elétrica do show, a atração inclui músicas que falam de boas práticas ambientais, como por exemplo, o uso consciente de água e energia elétrica, a carona solidária, o plantio de árvores, a coleta seletiva e o consumo consciente.

Durante a solenidade, o público também vai conferir a apresentação musical de jovens integrantes do “Acordes”, projeto desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal Brasil com o objetivo de estimular o processo de ensino-aprendizagem por meio da música erudita.

Outra atração será a exibição do curta “A Patrulha do Xixi no Banho”, produzido por Michael Alessandro Figueira Valim, de Goiânia.  Ele venceu o Concurso Faça Seu Curta, realizado pelo Portal Tela Brasil com o apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil em 2011. O roteiro apresentou o tema “Ideias para sustentar o mundo” de forma bem humorada e coerente. Ao todo, foram 42 projetos inscritos.

Durante o evento, a Fundação ArcelorMittal vai oferecer ao público o “Espaço Lúdico”, organizado pelo grupo Atrás do Pano. Nele, crianças, jovens e adultos poderão brincar com jogos artesanais, casinhas feitas de madeira e brinquedos educativos. No espaço, os interessados também poderão participar de oficinas de papel. Ao todo serão oferecidas cinco oficinas: Máscara, Marionete, Pirulito Mágico (de desenho animado); Barangandão (brinquedo feito com barbantes, papel crepon colorido e jornal) e pintura.

 

O prêmio

Na edição comemorativa dos 20 anos da premiação, o material distribuído aos professores incluiu cartilha e DVD com palestra do filósofo e doutor em Educação Mário Sérgio Cortella. O segundo passo foi a capacitação desses profissionais para o desenvolvimento do tema de forma interdisciplinar. Os estudantes também receberam cartilhas com exercícios lúdicos, unindo aprendizagem e diversão.

Ao final do processo, os estudantes foram convidados a participar do concurso. Os alunos do 1º ao 5º ano concorreram com desenhos e os do 6º ao 9º ano, com redações. O prêmio é dividido em três categorias: Comunidade Escolar, Filhos de Empregados e Projeto-Escola. Nas 17 unidades da ArcelorMittal que participaram do concurso, foram escolhidos quatro desenhos e quatro redações, que disputaram a etapa corporativa, em novembro. Nessa última fase, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora constituída por profissionais ligados às áreas de educação, meio ambiente e artes.

Na etapa corporativa, os vencedores nas categorias Comunidade Escolar e Filhos de Empregados vão receber quatro salários mínimos, depositados em caderneta de poupança. Já as escolas vão ganhar prêmios nos valores de R$ 3,5 mil a R$ 1 mil, que deverão ser aplicados preferencialmente em ações de continuidade do projeto.

 

NÚMEROS 1992-2011
Municípios: 40
Participantes: 5 milhões, entre alunos de escolas públicas e particulares e filhos de empregados
Educadores participantes: cerca de 9 mil ao ano
Escolas envolvidas: cerca de 800 por ano
Mais informações:
CDN Comunicação Corporativa
Poliana Napoleão (31) 2512-9005 / 8468-6322 / [email protected]
Ellen Dias (31) 2512-9005 / 9239-4575  / [email protected]
ArcelorMittal Brasil
Adriano Macedo (31) 3219- 1257  [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?