Porto Alegre é a cidade brasileira vencedora do Smarter Cities Challenge

Porto Alegre é a cidade brasileira vencedora do Smarter Cities Challenge

A IBM anuncia hoje 31 cidades, de todo o mundo, selecionadas para receber funcionários de diferentes países da empresa que realizarão trabalhos voluntários junto às Administrações Municipais.

O projeto, denominado Executive Service Corps (ESC), faz parte de um programa mundial da IBM, que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico das cidades e capacitar líderes globais.

A iniciativa permitirá que a cidade de Porto Alegre, uma das vencedoras no Brasil, tenha a oportunidade, em 2013, de receber um time de executivos e especialistas da IBM para auxiliar no desenvolvimento de projetos, análises e estudos dos principais problemas indicados pelo município, tornando esta, como as demais cidades vencedoras, um lugar ainda melhor para se viver e trabalhar.

Para participar da iniciativa, as prefeituras interessadas se inscreveram no programa Smarter Cities Challenge, apresentando projetos em áreas que envolvem a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico da região. As cidades vencedoras irão receber equipes de executivos da IBM, de diferentes nacionalidades e áreas de atuação, que passarão cerca de um mês na cidade trabalhando nos projetos municipais, contribuindo com experiência, conhecimento e prática nas questões críticas.

A IBM investe, além do dinheiro – cerca de US$ 400.000 -, no treinamento dos executivos envolvidos, que são preparados para a convivência com os costumes locais. São três meses de capacitações onde estes profissionais terão a oportunidade de se familiarizar com a cultura, realidade política e socioeconômica da região, além de estudar a fundo os problemas indicados pelas cidades.

“Parabéns à cidade de Porto Alegre por ganhar o Smarter Cities Challenge em 2013. Essa cidade se distinguiu ao demonstrar, de forma convincente, sua preparação e sua disposição para realizar os aperfeiçoamentos que poderão melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a uma cidade inteligente”, afirma Alcely Barroso, diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil.

Nos dois primeiros anos do programa Smarter Cities Challenge, a IBM realizou o trabalho em 64 cidades de todo o mundo, contando aproximadamente com 400 especialistas, que forneceram resultados concretos e mensuráveis às cidades vencedoras. Em 2012, a IBM ofereceu consultoria especializada para 33 cidades de todo o mundo.

No Brasil, a cidade de Curitiba foi escolhida e o objetivo do projeto desenvolvido foi auxiliar a prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento, a ampliar a interação entre o poder público e a sociedade, otimizando recursos disponíveis para elevar a qualidade dos serviços públicos.

No próximo ano, além do Brasil, receberão o projeto cidades localizadas no Reino Unido, EUA, África do Sul, Índia, Nova Zelândia, Dinamarca, Japão, Portugal, China, Coréia, Tailândia, Nigéria, Polônia, Filipinas, Malásia, Taiwan, Canadá, Noruega, Peru e Chile.

Para saber mais sobre o IBM Smarter Cities Challenge, visite www.smartercitieschallenge.org.

Mais informações:

http://www.ibm.com/brhttp://twitter.com/ibmbrasil | (11) 3323-3753

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?