Plataforma realiza primeiro encontro de sua Versão Executivos

Plataforma realiza primeiro encontro de sua Versão Executivos

Mais de 340 gestores e educadores participaram do encontro Plataforma Liderança Sustentável – Versão Executivos para conhecer as experiências, desafios e histórias de 11 dos principais executivos de sustentabilidade do Brasil. O evento – o mais importante da iniciativa em 2014 – aconteceu na manhã de hoje (29/04), no Tucarena, em São Paulo.

“Avalio a qualidade de um evento quando convidados e palestrantes saem com o mesmo sentimento: o de que valeu a pena participar. Sem dúvida, foi o caso deste encontro. As histórias dos executivos refletem os dilemas que a maioria dos profissionais de sustentabilidade enfrenta no dia a dia e deixam claro que inserir o tema na gestão não é uma questão meramente técnica, mas de valores e comportamentos”, afirma Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável.

Na abertura do evento, o público conferiu a apresentação especial de um trecho do espetáculo Terra Seca Causo e Poesia, da Cia de Dentro da Casa, formada por participantes do grupo de teatro da Casa de Cultura e Cidadania de Lins. Logo após, em palestras curtas e objetivas, de 12 minutos, os palestrantes relataram seus principais aprendizados sobre o desafio de liderar a área de Sustentabilidade numa empresa: em que se inspiraram, como iniciaram os trabalhos, quais as competências necessárias para enfrentar os obstáculos e quais lições pessoais mais os marcaram ao longo da trajetória. O formato de arena – utilizado pela primeira vez em um evento da Plataforma –, segundo muitos presentes, aproximou os palestrantes da plateia, humanizou o discurso, permitiu maior interatividade e promoveu um ambiente diferenciado.

“Clima informal e dinamismo marcaram o encontro. As mensagens foram muito motivadoras. O fato de os líderes compartilharem não só seus acertos mas também suas dúvidas prova que não estamos sozinhos”, diz Gisele Saveriano De Benedetto, arquiteta de Desenvolvimento da Ipiranga. Ao final, o público recebeu um livro com a íntegra das histórias dos 11 palestrantes, organizado por Ricardo Voltolini. Trata-se da obra Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa – O que aprender com os principais executivos de sustentabilidade do Brasil (compre aqui). São eles: Carlos Nomoto (Santander), Elisa Prado (Tetra Pak), David Canassa (Votorantim), Jorge Soto (Braskem), Luciana Alvarez (AES Brasil), Armando Ennes do Valle (Whirlpool), Denise Alves (Natura), Denise Hills (Itaú), Fábio Abdala (Alcoa), João Carlos Redondo (Duratex) e Sílvio Gava (Even).

A Plataforma Liderança Sustentável – Versão Executivos surge de uma demanda identificada nos encontros da Plataforma ocorridos em várias cidades do país: por onde o movimento passou, levando as histórias de 30 presidentes de grandes empresas, ouviu muitas vezes a sugestão de que seria importante conhecer também a experiência de quem “coloca a mão na massa” no dia a dia das organizações – ou seja, os executivos de sustentabilidade. Afinal, os CEOs determinam diretrizes e macrovisões, mas delegam a outros líderes a responsabilidade de concretizá-las.

“O evento foi altamente inspirador. É muito interessante conhecer as histórias dos executivos que estão mais próximos da operação e têm o desafio de traduzir a missão e a visão em resultados. Todos os palestrantes compartilharam seus desafios e problemas. Assim, desmitificaram o tema. As lições que eles passaram trazem um conhecimento muito relevante para todos”, descreve Rafael Tello, consultor de Gestão da Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral.

“Na Teoria U, Peter Senge e Otto Scharmer afirmam que a mudança só vem quando o indivíduo está de coração e mente abertos. Foi o que vi hoje. Não é um evento racional, com receitas, planilhas, modelos. Ele vai além, provoca reflexões e mobiliza sentimentos”, analisa Voltolini.

Seguindo o formato dos encontros anteriores da Plataforma, cada apresentação do evento foi gravada em linguagem de cinema para, em breve, ser disponibilizada no portal do movimento (www.ideiasustentavel.com.br/lideres). O objetivo é ampliar o potencial de disseminação desses conteúdos, produzidos para inspirar e educar jovens líderes para o tema da sustentabilidade.

A neutralização de carbono do evento será realizada pela empresa Reclicagem.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento, iniciado em 2011, que visa inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Foi programado para cinco etapas. Na primeira, tratou do estado da arte da liderança sustentável. Na segunda, de como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade. Na terceira – a atual –, discute a inserção do tema na estratégia do negócio. E ainda prevê duas fases pela frente: inovação e comunicação. Os videodepoimentos da fase mais recente, sozinhos, já somam mais de 93 mil views no Vimeo e no YouTube. No total, as narrativas contabilizam mais de 460 mil visualizações, além de 25 mil acessos mensais ao portal, 39 mil jovens líderes impactados presencialmente e dois livros lançados: Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP/2011) e Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), ambos do consultor Ricardo Voltolini.

Sobre o Instituto Agires e a Casa de Cultura e Cidadania

A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pelo Grupo AES Brasil e realizado pelo Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica cultural para jovens, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas. Nos cursos de arte-educação, a Casa de Cultura e Cidadania beneficiou, somente no ano de 2013, mais de 4 mil crianças em suas sete unidades, localizadas nos estados de São Paulo – São Paulo, Osasco, Barra Bonita, Lins, São José do Rio Pardo e Caconde – e Rio Grande do Sul – Novo Hamburgo.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?