Plataforma reúne cerca de 260 líderes em Joinville (SC)

Plataforma reúne cerca de 260 líderes em Joinville (SC)

“Evento maravilhoso! A cabeça ainda está a mil. Novos pensamentos, novas ideias e foco na sustentabilidade!” As palavras de Aurea Marlise, gestora de Pessoas na Oxford Porcelanas Industrial LTDA, descrevem o segundo encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável de 2013, em Joinville, na última quarta-feira (06/mar). As palestras do consultor Ricardo Voltolini e do presidente da Whirlpool, João Carlos Brega, reuniram cerca de 260 pessoas ao longo do dia.

“A ideia e a preocupação socioambiental não nascem do dia pra noite numa empresa. É uma questão de legado. Vem com o tempo: cultura, treinamento, aprendizado, dedicação e, acima de tudo, comprometimento”, explicou Brega. A mensagem de “tomar parte” na mudança para a sustentabilidade foi uma das principais lições do encontro, e o público aprovou.

“Descobri que existe um líder em cada um de nós e que também sou um agente de transformação. Foi um aprendizado não só profissional como também pessoal muito grande. Senti que faço parte de algo maior”, contou Kátia Siqueira, da Eletrosul. “O que mais me tocou nas palestras foi a questão de não estarmos sozinhos: tudo o que acontece é nossa responsabilidade”, completou.

“Aprendi que realmente podemos fazer a diferença, desde que tenhamos vontade. Tudo começa na nossa vontade de juntar as pessoas e tornar a mudança viável. Voltolini e Brega levantaram a bandeira de que as soluções podem ser encontradas nos erros e nos problemas. Precisamos entender o problema como um impulso para chegar a soluções. Meu papel agora é propagar a informação, comunicar esse conteúdo”, declarou Kátia Rossi Maes, da Comunicação Institucional da Hering.

Saber comunicar, aliás, é uma das principais habilidades do líder sustentável, segundo Brega. Independente do cargo, é necessário saber usar a linguagem de acordo com o público com que se lida. Mas vale ressaltar: é fundamental aliar uma boa comunicação com conteúdo. O líder também falou sobre as mudanças na percepção do conceito de sustentabilidade – da imposição à consciência, da escassez de recursos à perpetuidade – e da necessidade de engajar stakeholders na causa. A Whirlpool não só envolve seus líderes e funcionários com o tema como também todos os colaboradores da sua pegada econômica, social e ambiental. Por meio de uma auditoria, fiscaliza se seus fornecedores atendem aos critérios de economia verde da companhia.

Brega comentou, ainda, sobre a importância de se entender a fundo o negócio da empresa. “No nosso caso, não é geladeira, fogão ou lava-roupas. É preservar e preparar comida, preservar roupas. Compreender isso nos permite acompanhar as transformações em vez de ficarmos parados no tempo”, explicou. “Saio deste encontro surpreso com a audiência gerada e, por isso, cheio de energia e motivação”, comemorou o líder ao final da palestra. Voltolini também elogiou a qualidade do evento: “Tenho a certeza de que tivemos muitos insights catalisadores de reflexões. Sem dúvida, Joinville está no caminho certo para a sustentabilidade”, encerrou.

Durante o encontro, foi firmado um convênio entre o SESI Santa Catarina e a Força Empresarial para Emergências (FEE Brasil) para a elaboração de estudos, identificação de riscos de desastres naturais e organização de planos de emergência. Além disso, o acordo prevê a transferência de conhecimento para o atendimento nas unidades do SESI, junto aos seus colaboradores e trabalhadores da indústria envolvidos em situações de emergência decorrentes de desastres naturais, nos municípios de Blumenau e Rio do Sul.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade. Para saber mais sobre a Plataforma Liderança Sustentável e assistir às minipalestras dos 20 líderes participantes, acesse: www.ideiasustentavel.com.br/lideres.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?