Plataforma lança novo produto para a educação de líderes

Plataforma lança novo produto para a educação de líderes

ENCONTRO COM O LÍDER


Recriar o clima intimista do encontro presencial. Esse é um dos objetivos do vídeo Encontro com o Líder, novo produto voltado à educação de líderes para a sustentabilidade, que acaba de ser lançado pela Plataforma Liderança Sustentável. Com uma versão final compacta, de pouco mais de seis minutos de duração, o vídeo foi captado e editado em linguagem cinematográfica, e, justamente em função de sua estética inusitada, coloca o espectador em contato bastante próximo das ideias do líder retratado.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo.

O primeiro – do que se pretende uma série com lideranças de destaque no campo da sustentabilidade corporativa – foi produzido a partir de um encontro com o presidente da Tetra Pak, Paulo Nigro, realizado em parceria com o Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (LabIES) da Fundação Getúlio Vargas, em outubro do ano passado. Na época, uma plateia de cerca de 60 pessoas, formada basicamente por estudantes de graduação e pós-graduação em Administração, teve a oportunidade única de participar de uma conversa bastante informal com Nigro, num formato também idealizado pela Plataforma Liderança Sustentável, que dispensa as tradicionais apresentações pré-concebidas em PowerPoint e coloca o público em contato direto com o líder, abordando de forma espontânea suas experiências, valores, dúvidas e anseios na tarefa de inserir a sustentabilidade no centro da gestão do negócio.

A captação do material foi feita por quatro câmeras em high definition. O olhar sensível e atento aos detalhes gestuais do entrevistado e às reações da plateia do diretor de fotografia Teo Grahl e do diretor de projetos Daniel Reis, ambos da Bonita Produções – parceira audiovisual da Plafatorma – foram fundamentais para garantir a estética intimista do vídeo. “O grande prazer desse projeto foi a liberdade criativa, que nos permitiu explorar a construção imagética de forma não linear, mas ao mesmo tempo criando um ambiente de leveza e dinamismo que conduzem o espectador ao que é essencial no  conteúdo do palestrante”, afirma Reis. “Uma das vantagens de se construir uma narrativa intimista, sobretudo quando se trabalha com a temática da sustentabilidade, é fazer com que aquele que fala seja reconhecido, quase como se houvesse uma simbiose entre a figura dele e a mensagem que se quer passar”, completa.

Nesse sentido, outro grande desafio da produção foi sintetizar o pensamento de Nigro em apenas seis minutos, partindo de uma conversa que durou quase duas horas. “Usamos a própria filosofia do Paulo para nos inspirar na edição das frases utilizadas no vídeo, ou seja, selecionamos principalmente as ideias que falam ao coração das pessoas, como costuma dizer o presidente da Tetra Pak”, revela Cláudia Piche, responsável pela edição de texto do vídeo e diretora de Conteúdos da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa  idealizadora da Plataforma Liderança Sustentável. Segundo Nigro, “palavras jogadas ao vento não arrastam. Quando se fala com emoção, com verdade, as pessoas se identificam e acreditam que também podem liderar com base nos seus valores.”

O presidente da Tetra Pak reconhece que os líderes que vêm conseguindo inserir a sustentabilidade na gestão do seu negócio têm a missão de enfrentar o que chama de “fase de pregação”. “Esta é uma característica do líder sustentável. Ele precisa acreditar, não negociar valores, pregar de maneira inspiradora e comunicar muito”.

Para Ricardo Voltolini, autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, obra que deu origem ao movimento da Plataforma Liderança Sustentável, um dos méritos do novo produto educacional é justamente amplificar o poder de comunicação dessas lideranças. “Em função de suas complexas agendas e compromissos, presidentes de grandes empresas, como Nigro e os demais integrantes da Plataforma, não podem estar a todo o momento em encontros presenciais. Um vídeo como este potencializa o poder de comunicação dos líderes, ajudando-os, portanto, no cumprimento da missão de pastorar novas ‘ovelhas’ para a causa, inspirando, sensibilizando e educando as jovens lideranças que, em breve, estarão no comando das empresas”, diz Voltolini.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?