Plataforma dá o primeiro passo para lançamento de seu programa educacional

Plataforma dá o primeiro passo para lançamento de seu programa educacional

Por Cláudia Piche


Com o objetivo de validar a abordagem pedagógica de seu curso de formação de líderes sustentáveis, a Plataforma Liderança Sustentável (PLS) realizou um primeiro encontro-piloto com a participação de um grupo de educadores convidados – muitos deles já integrantes da Rede de Educadores do movimento, que atualmente conta com 200 professores de universidades e escolas de negócios.

A ideia do curso surgiu de uma “demanda reprimida”, conforme explica o consultor e idealizador da PLS, Ricardo Voltolini. “A receptividade do público nas localidades onde realizamos encontros regionais e palestras com o conteúdo da Plataforma tem sido tão grande que deixa um gostinho de ‘quero mais’”, brinca Voltolini. “A solicitação, portanto, vinha sempre no sentido de algo além do encontro inspiracional, de uma manhã ou um dia, para um programa mais estruturado, que pudesse servir de base para a educação e formação de líderes, sobretudo nas empresas.”

Diante dessa necessidade, desde o início do ano a Plataforma vem desenvolvendo um programa educacional cuja matriz pedagógica apoia-se em 4 grandes eixos (Inspirar, Saber, Conhecer e Conectar), com o objetivo de desenvolver cinco habilidades: Viver os Valores; Ser Pessoalmente a Mudança; Escutar, Envolver e Dialogar; Inovar; e Praticar a Interdependência. A proposta prevê a discussão desses temas e seus vários subtemas (como Os Desafios da Gestão Sustentável) em dois encontros presenciais, totalizando uma carga de 10 horas para o curso básico. Futuramente, estuda-se a customização do programa, conforme o tipo, setor e a necessidade do público a ser atingido. O objetivo, no entanto, é que, ao final, as jovens lideranças possam compreender, efetivamente, como agem, pensam e em que valores acreditam os líderes que têm conseguido inserir a sustentabilidade na gestão de suas empresas, para que eles próprios possam tornar-se agentes de potencialização dessas qualidades em suas organizações. “Todos temos algum tipo de energia de liderança. Nosso objetivo, com este programa, é liberar essa energia para motivar a transformação”, diz Voltolini.

Professor das disciplinas de Ética Empresarial e Cultura Organizacional na pós-graduação em Jornalismo da PUC-SP, Cláudio Andrade destacou como positivo na metodologia o fato de “ir além da teoria, agregando uma aplicação prática e compartilhando experiências para que o professor possa também transformar o ambiente acadêmico em algo mais construtivo”. A utilização de cases de sucesso de CEOs empresariais que acreditam nos valores da sustentabilidade também foi apontado por Rodnei Veccio, da Unisa, como um dos pontos fortes do programa. “Embora esteja presente no cotidiano, o conceito de sustentabilidade ainda é muito abstrato para as pessoas. Os exemplos dos líderes que compõem a Plataforma Liderança Sustentável são muito importantes para enraizar esse conceito. O caminho está certo!”, elogiou o professor.

Consultora e ex-gerente de unidades educacionais do Senac, Neusa Goys sugere a inclusão de cases de lideranças também de governos e do terceiro setor, “para evitar uma barreira de aceitação, ou seja, que não se pense que é preciso estar numa organização privada para ser um líder sustentável”. Já Rúbia de Sousa, da Unifai, aposta na sétima arte como fortalecedora da transmissão de valores. “Sugerir filmes, sobretudo aos jovens, ajuda a tornar o tema leve, como deve ser.”

Para Tiemi Yamashita, a estrutura do curso é bastante pertinente à continuidade do trabalho que os educadores já vêm realizando a partir dos vídeos disponibilizados no portal da Plataforma. Além disso, na opinião da consultora educacional, “convidar os educadores para opinar sobre o programa já demonstra sua qualidade. Isso é sustentabilidade na prática.” “Tem tudo para se tornar algo de valor internacional”, arremata Cláudio Andrade.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade. Para saber mais sobre a Plataforma Liderança Sustentável e assistir às minipalestras dos 20 líderes participantes, acesse: www.ideiasustentavel.com.br/lideres.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?