Pesquisa "Cidades e Oportunidades" será lançada terça-feira na Fiesp

Pesquisa "Cidades e Oportunidades" será lançada terça-feira na Fiesp

Você sabia que a capital paulista ocupa boa posição no cenário mundial quanto à agitação cultural e sustentabilidade? Este é um dos resultados da 4ª edição da pesquisa Cidades de Oportunidades 2011, levantamento mundial feito pela PricewaterhouseCoopers (PwC), em parceria com a Partnership for New York, que analisou dados fornecidos pelo Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Foram avaliadas 66 variáveis de 26 grandes centros urbanos do mundo.

São Paulo é a única metrópole brasileira incluída no estudo inédito, em português, a ser lançado dia 22/11 na 5ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, e está entre as 10 melhores em sustentabilidade e agitação cultural, fundamental na atração de jovens talentos, mentes inovadoras e turistas.

O documento e as propostas para o futuro da nossa cidade poderão ser debatidos durante mesa redonda com a participação de Hazem Galal (sócio da PwC e coordenador do estudo) e de Miguel Bucalem (secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo).

Indicadores-chave – Foram avaliados capital intelectual e inovação, custo, demografia e qualidade de vida, estilo de vida, facilidade para fazer negócios, influência econômica, prontidão tecnológica, saúde e segurança, sustentabilidade, transporte e infraestrutura.
Cidades avaliadas – Além de São Paulo, Nova York, Toronto, São Francisco, Estocolmo, Sydney, Londres, Chicago, Paris, Cingapura, Hong Kong, Houston, Los Angeles, Berlim, Tóquio, Madri, Seul, Pequim, Abu Dhabi, Xangai, Cidade do México, Moscou, Santiago, Istambul, Joanesburgo e Mumbai.

Evolução do estudo – em 2010, a PwC apresentou estudo, na Mostra, com ranqueamento de 21 municípios ao redor do mundo, apontando 10 vetores principais e 58 variáveis, hoje são 66. São Paulo aparecia em 17º lugar, à frente de Santiago, México City, Mumbai e Joanesburgo. Os melhores posicionamentos da representante brasileira apontados no relatório foram: custo de operação (11º lugar) e demografia e qualidade de vida (9º lugar). E os piores: transporte e infraestrutura (2ª pior colocação, atrás somente de Joanesburgo) e saúde e segurança (3ª pior, perdendo somente para Mumbai e Joanesburgo). O relatório é produzido desde 2002, mas a capital paulista começou a aparecer na listagem nos dois últimos anos, um reflexo da boa economia do País.

SERVIÇO
5ª MOSTRA FIESP/CIESP DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Lançamento da pesquisa PwC  “Cidades e Oportunidades”
Data: 22 de novembro de 2011
Horário: 14h às 16h
Local: Teatro do Sesi-SP, avenida Paulista, 1313
Mais informações e inscrições: www.fiesp.com.br/socioambiental

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?