Perfil do voluntariado empresarial

Perfil do voluntariado empresarial

A atuação da empresas, no que diz respeito a práticas de voluntariado no País, está mudando de foco – é o que sinaliza o estudo Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, realizado  entre os meses de agosto e dezembro de 2009. A primeira edição do Perfil, produzido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), foi lançada em 2007.
De acordo a pesquisa, o e-mail tem sido o meio de comunicação mais eficiente para divulgação. E, quando o assunto é dinheiro, mais de 35% das empresas ultrapassam a faixa dos R$ 200 mil/ano em investimentos nas ações de voluntariado.
Entre os destaques do estudo, estão o fato de as empresas valorizarem cada vez mais a experiência em trabalho voluntário na seleção de seus novos colaboradores e a disposição de aumentar investimentos nesse setor. Um dos incentivos é o expressivo retorno constatado, especialmente em relação à consolidação dos valores éticos e à melhoria de relação empresa/comunidade.
Heloísa Coelho, secretária-executiva do CBVE, afirmou em painel sobre o estudo realizado durante a 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp que a pesquisa será realizada a cada dois anos, para monitorar a evolução do voluntariado e dar norte às ações. “As empresas estão percebendo que, com o voluntariado empresarial, a imagem delas melhora muito perante ao público interno e externo”, ressaltou.
De acordo com o estudo, nas empresas onde diretores participam de projetos voluntários, o número de funcionários que também colaboram nas atividades sobe, o que comprova a importância de se dar o exemplo.
A principal área de atuação do voluntariado empresarial no Brasil é a educação. Em 2007, 72% das empresas atuaram nessa área e, em 2010, a porcentagem saltou para 78,1. Outro dado positivo é o valor do investimento em voluntariado. Em 2007, quando se realizou o primeiro “Painel”, 19% das empresas afirmaram investir acima de R$ 200 mil. Em 2010, esse número subiu para 35%. “As empresas estão dispostas a aumentar os investimentos”, afirmou Coelho.
A Pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil II contou com o patrocínio da Accenture, Instituto Unibanco, Souza Cruz, Fundação Itaú Social, Kraft Foods, Vale, Banco Bradesco, Unimed-Rio, Metro-Rio, Light, Wartsila e Wilson, Sons.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?