O trabalho realizado pela cadeia produtiva há mais de 17 anos, para promover a logística reversa e a reciclagem das embalagens de PET, será o tema central da palestra que o executivo de Relações com o Mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Hermes Contesini, fará no próximo dia 13 de novembro, em Recife (PE).
A apresentação ocorrerá durante seminário que apresentará o resultado de um estudo inédito sobre o assunto, elaborado por meio de uma parceria entre as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciado em 2011, o trabalho tem o objetivo de promover o desenvolvimento da logística reversa do PET pós-consumo, para seu correto encaminhamento à reciclagem.
No encontro, além do histórico que posiciona o Brasil entre os líderes da reciclagem de PET no mundo, Contesini também falará dos desafios para que o País amplie o patamar atual de destinação correta das embalagens. Como principal gargalo para esse avanço, a Abipet aponta a ausência de sistemas eficientes de coleta seletiva, para que as embalagens pós-consumo possam retornar à indústria. A partir desse ponto, lembra o executivo, é possível promover o encaminhamento do material e alimentar uma demanda diversificada para o uso do material.
Com objetivo de colaborar para a logística reversa, a Abipet mantém o LevPET, serviço on line, que permite identificar pela Internet, o ponto de descarte da embalagem mais próximo do interessado. Na prática, trata-se de uma solução, que pode auxiliar o consumidor e as Prefeituras na identificação de locais para o encaminhamento de embalagens de PET pós-consumo.
Serviço:
O quê: Palestra sobre logística reversa e reciclagem do PET
Quando: 13 de novembro de 2012, às 08h40
Onde: Auditório do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (Av. Professor Artur de Sá, s/n – Cidade Universitária de Recife/PE)