Pagamento por Serviços Ambientais é tema de evento, em São Paulo

Pagamento por Serviços Ambientais é tema de evento, em São Paulo

No próximo dia 12 de março, das 8h30 às 17h30, acontece, em São Paulo, a quarta edição da Conferência Anual Pagamento por Serviços Ambientais – PSA 2013. Com o tema “O Marco Regulatório dos Serviços Ambientais”, o evento acontece em um momento crucial em que o projeto de lei do PSA tem sido discutido pelo governo federal, dando sinais da regulação da prática de PSA no Brasil. Na ocasião, especialistas do primeiro, segundo e terceiro setores debaterão as legislações Federal e dos Estados, a viabilização mercadológica e a financiabilidade dos projetos.

Claudio Klemz, especialista em Serviços Ambientais da The Nature Conservancy (TNC) e coordenador do projeto “Produtor de Água do Rio Camboriú”, em Santa Catarina, falará, às 16h, sobre “Projetos de Financiamento para PSA”. A The Nature Conservancy é uma das organizações referência no desenvolvimento de projetos de PSA no Brasil. Hoje, a TNC atua em mais de 10 projetos em parceria com municípios, estados e a iniciativa privada, beneficiando mais de 700 proprietários rurais. Com sua participação em várias dessas iniciativas, Klemz falará sobre o desafio do financiamento, formas de apoio aos beneficiados e apresentará alguns exemplos práticos desta iniciativa.

O palestrante

Claudio Klemz é especialista em Serviços Ambientais da The Nature Conservancy, onde atua desde 2006. Acumula experiência abrangente,  desde a pesquisa básica aplicada à conservação da natureza, passando pela assessoria em assuntos ambientais para setores do agronegócio, até a coordenação de projetos de conservação envolvendo múltiplos atores. É coordenador do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú, em Santa Catarina, e tem prestado apoio técnico a diversas iniciativas de PSA, tanto locais como estaduais.

Sobre a TNC

A TNC é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. A TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais.

Na Amazônia, a organização vem trabalhando para facilitar e promover a conservação de terras indígenas há mais de dez anos, além de desenvolver ações para a regularização ambiental de municípios estratégicos e para minimizar as causas e efeitos das mudanças climáticas. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo.

Mais informações:

(11) 3168-1412

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?