Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Uma programação de palestras destinadas a divulgar e debater os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), marcará o mês de maio em Porto Alegre na instituição de ensino superior gaúcha Antonio Meneghetti Faculdade, localizada no município de São João do Polêsine (RS). Todos os finais de semana, a faculdade apóia o evento promovido pela Associação Brasileira de Ontopsicologia, que convida um empresário ou pesquisador para falar sobre os Objetivos do Milênio e também sugerir ações práticas que possam contribuir com eles.
Na primeira edição dos encontros, que ocorreu dias 01 e 02 de maio, o convidado foi o Presidente da empresa gaúcha de agronegócio Agropecuária Foletto, Ari Foletto. Ele abordou o primeiro ODM, que diz respeito a “erradicar a extrema pobreza e a fome”.
O ciclo de palestras visa a divulgação dos ODMs e, assim, o incentivo para que se desenvolvam ações relacionadas a essas metas em meio a comunidade das regiões que sediam os encontros. Procura-se contribuir também com os esforços do Governo Federal em prol dos ODM, tendo em vista que o Brasil é um dos 191 países que assinaram a Declaração do Milênio, em 2000, se comprometendo a cumprir, até 2015, as metas referentes a cada Objetivo do Milênio.
Saiba mais sobre o evento
O segundo encontro programado no ciclo de palestras abordará, no dia 08 de maio, o ODM 3 (igualdade entre sexos e valorização da mulher), o 4 (reduzir a mortalidade infantil), e o 5 (melhorar a saúde das gestantes), por meio de palestra com a empresária e pedagoga da Antonio Meneghetti Faculdade, Maria Alice Schuch.
No dia 22 de maio, é a vez do ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul hoje Vice-Presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Ademar da Silva Junior, trazer o Objetivo 1, de Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, para o cenário nacional da agricultura e pecuária.
O objetivo número 6, que fala em combater a AIDS, a malária e outras doenças, será abordado sob o ponto de vista da educação sexual para jovens no dia 29 de maio, com a psicóloga e consultora empresarial, Josiane Barbieri.
As inscrições podem ser feitas no local, com um investimento de R$ 70,00 para a comunidade e de R$ 30,00 para estudantes e professores.
Oito objetivos para melhorar o mundo
Os ODM foram lançados em 2000, pela ONU, durante a Cúpula das Nações Unidas, em Nova York (EUA). No início de abril deste ano, a Secretaria da Presidência da República lançou o quarto Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, que visa expor, para a ONU e para a sociedade, as ações públicas realizadas, até agora, em prol dos objetivos. Para conhecer o relatório, pode-se acessar o site do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): www.ipea.gov.br
Mais informações:
(55) 3289-1140
(55) 9902-1138
[email protected].

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?