O poder das pessoas irracionais

O poder das pessoas irracionais


Esse é o título do mais recente livro de John Elkington e Pamela Hartigan. A provocação não é por acaso. Com esse mote os autores pretendem mostrar como empreendimentos sociais criam mercados que podem mudar o mundo.
A idéia para o título surgiu da citação de Bernard Shaw: “As pessoas racionais se adaptam ao mundo, enquanto as irracionais persistem tentando adaptar o mundo a elas mesmas”. A frase não poderia resumir melhor o sentimento desses empreendedores sociais que desafiam os modelos e paradigmas atuais ao mostrar a viabilidade de empreendimentos que priorizam os benefícios sociais e ambientais ao invés do lucro.
Aos poucos essa lógica vai conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. A experiência pioneira de microcrédito, conduzida por Muhammad Yunus em Bangladesh que rendeu-lhe o Prêmio Nobel da Paz em 2007, começa a influenciar o mundo dos negócios. Em fevereiro deste ano, o Grameen Bank de Yunus estabeleceu uma parceria com o banco francês Crédit Agricole para criação da Fondation Grameen Crédit Agricole a fim de fomentar o microcrédito.
Como ele muitos empreendedores estão transformando realidades locais. Esses casos de sucessos foram reunidos por Elkington e Pamella depois de um vasto trabalho de pesquisa ao redor do mundo com o suporte da Schwab Foundation for Social Enterpreneurship, organização que promove práticas focadas na transformação social.
Os pontos em comuns e conquistas desses empreendedores sociais de sucesso são analisados pelos autores. Com base nessas informações, o último capítulo do livro é dedicado às lições para os líderes de amanhã. Enfrentar problemas aparentemente insolúveis, estar preparado para fracassar e aprender com os erros, experimentar novos modelos de negócios, unir esforços, ajudar a democratizar tecnologias, descobrir como replicar experiências de sucesso são alguns dos desafios colocados pelos autores para os futuros líderes enfrentarem os complexos dilemas econômicos, ambientais e sociais que, segundo eles, não poderão ser superados sem uma radical reestruturação dos negócios e dos mercados mundiais.
The power of unreasonable people – How social entrepreneurs create markets that change the world
John Elkington e Pamela Hartigan
Harvard Business Press
239 páginas – U$18.15
www.hbspres.org

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?