O mundo precisa de CEOs com propósito

O mundo precisa de CEOs com propósito

“Empreender é devolver para a sociedade aquilo que lhe foi tirado” está foi certamente uma das melhores frases que escutei nos últimos tempos, e também uma das mais conscientes que foi dita em um evento de Sustentabilidade. O evento “CEO com propósito” realizado hoje em São Paulo, foi onde essa frase foi dita. Mas vejamos o que o Chief Executive Officer, ou em outras palavras e em tradução livre, o presidente ou fundador de uma empresa tem a ver com a reflexão deste tema tão em voga ultimamente que é o propósito?

Lembremos que propósito em linhas gerais é a uma força motora que nos move em direção a algo, uma realização ou um designo. A palavra propósito vem do latim proposĭtum, intenção, intento. Pois bem, historicamente desde que as corporações vieram ao mundo certamente elas têm um propósito. A questão aqui latente é que historicamente o grande propósito das empresas tradicionais é gerar lucro aos acionistas.  No entanto, o evento nos fez lembrar que quando pensamos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e em Sustentabilidade faz com que readequemos a lente do capitalismo.

É uma nova, velha lente para enxergar os negócios. Explico-me, velha porque a Sustentabilidade da forma como discutimos hoje, vem sendo globalmente discutida desde a Comissão Brundtland do relatório “Nosso Futuro Comum” em 1987, assim o tema definitivamente é antigo. No entanto nova lente, porque como diria Aldoux Huxley em tempos difíceis “o óbvio deve ser reforçado”. E eu diria reforçado, revisto, revisitado, para que as pessoas lembrem o que precisa ser feito, como é possível ser feito e, principalmente, se empoderem de que é preciso ser feito.

Como bem disse Denise Hills, há dois grandes momentos em nossa vida “o dia em que nascemos e o dia que descobrimos para que nascemos”, ou seja, qual o nosso propósito na vida. Assim, o evento apresentou histórias de grandes empresas que em algum momento se vincularam a pequenas startups da nova era que já nascem com o propósito, o objetivo maior, de gerar lucro a partir de uma causa social ou ambiental que possa mudar o mundo para melhor.

E que somente pelo propósito deste nosso bem comum, deste nosso futuro comum, se tornaram os grandes empreendedores e realizadores que são hoje. O evento nos mostra portanto, não o futuro, mas o presente, dos negócios de sucesso, que nascidos do propósito de fazer a diferença no planeta e na sociedade, se tornam também economicamente viáveis e exitosos aos olhos de todos.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?